Grimpeiro: origem, características, reprodução, alimentação e canto
O grimpeiro (Leptasthenura setaria) é uma ave passeriforme da família Furnariidae, conhecido também como rabo-de-espinho-da-araucária.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, é uma ave símbolo de Curitiba que está em ameaça de extinção pela IUCN, por conta da diminuição da Floresta Ombrófila Mista.
Origem
O grimpeiro é uma ave nativa do centro-leste da América do Sul.
Características do Grimpeiro
A ave tem cerca de 17 cm de comprimento, com um característico topete negro com traços brancos em sua cabeça. Além disso, tem uma garganta branca com traços na cor preta.
Uma longa cauda e um dorso castanho, pode ser facilmente confundido com o grimpeirinho. Porém, seu topete é maior que o dele.
Reprodução do Grimpeiro
O grimpeiro constrói o seu ninho com galhos secos com ramos de grimpas ou araucárias.
Alimentação
Costuma se alimentar de pequenos artrópodes.
Curiosidades do Grimpeiro
O grimpeiro é uma ave com plumagem leucística, que é uma particularidade genética causada pelo gene recessivo que dá cor branca a animais que são escuros.
Canto do Grimpeiro
Habitat
O grimpeiro é encontrado habitando no sudeste do Brasil, nas matas araucária ou também conhecida como pinheiro-do-paraná. Habita em florestas que contenham essas árvores e em jardins que sejam isolados.
Fotos do Grimpeiro
Distribuição geográfica do Grimpeiro
O grimpeiro ocorre veja o sudeste de Minas Gerais, sou do Rio de Janeiro para o sul até o norte do Rio Grande do Sul, e também no nordeste da Argentina.