O grou-azul (Anthropoides paradiseus) é uma ave alta que vive no solo, do género Grus, também conhecido como guindaste de Stanley e grou-do-paraíso.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o grou-azul é considerado uma pequena ave com os padrões da família dos grous, com 100-120cm de altura, uma envergadura de 180-200 cm e um peso de. 2 kg.
Esta é uma espécie de ave nacional da África do Sul, que está listada como Vulnerável pela IUCN.
Características do grou-azul
O grou-azul é uma espécie de pássaro alto que vive no solo, mas é bastante pequeno para os padrões da família do grou.
Além disso, esta espécie tem 100–120 cm de altura, com uma envergadura de 180–200 cm, este grou é de cor azul-acinzentada pálida, tornando-se mais escuro na parte superior da cabeça, pescoço e nuca.
A plumagem é nitidamente mais clara, por vezes esbranquiçada e o bico é ocre a acinzentado, com um tom rosa, já a longa ponta se arrastam até o chão.
Reprodução do grou-azul
Os ovos são postos entre os meses de novembro e junho, com pico de janeiro a abril no sul da África. Mais ao norte, a mesma coisa acontece no final do ano.
Ambos os sexos incubam os ovos por cerca de 12 dias após a eclosão, os filhotes são alimentados por ambos os pais por 2 a 3 semanas, após o que são alimentados por mais 10 dias quando totalmente independentes.
Alimentação
Os grous azuis alimentam-se do solo e raramente se alimentam perto de zonas húmidas, e a maior parte de sua dieta consiste em gramíneas e juncos, com muitas espécies se alimentando de ninhos devido à proximidade.
Eles também são regularmente insetívoros, alimentando-se de numerosos insetos grandes, como gafanhotos.
Pequenos animais, como caranguejos, caracóis, sapos, pequenos lagartos e cobras, podem complementar a dieta, com alimentos ricos em proteínas sendo muitas vezes decompostos e dados aos filhotes.
Habitat
Esta espécie habita nos planaltos cobertos de grama seca, geralmente pastagens de colinas, vales e planícies com algumas árvores esparsas.
Os grous azuis preferem áreas na época de nidificação que tenham acesso a áreas altas e úmidas, embora se alimentem quase inteiramente em áreas secas.