Guácharo (Steatornis caripensis) é uma ave da família Steatornithidae, conhecido também como ave-das-cavernas, pássaro-do-petróleo e pássaro-oleoso.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma espécie de ave encontrada no norte da América do Sul e na ilha caribenha de Trindade.
No entanto, é a única espécie do gênero Steatornis e da ordem Steatornithiformes, que nidifica em colônias em cavernas, eles são os únicos pássaros frutívoros noturnos do mundo.
Características do guácharo
O guácharo mede 45 cm de comprimento, é uma ave noturna, gregária, cavernícola, e a única frugívora noturna.
Além disso, essa espécie se assemelha a um falcão de olhos grandes, uma espécie de bigode esticado aparece sob o bico, que é curvo como o das aves de rapina, é um fato estranho que, com tal tipo de bico, os guácharos se alimentam apenas de frutos.
Reprodução do guácharo
O guácharo faz o ninho de argila botando de 2 a 4 ovos, embora a maioria dos pássaros frugívoros alimente seus filhotes com pequenos insetos, eles lhes dá os mesmos frutos que come.
Esses filhotes permanecem no ninho por três meses sem se mover e em completa escuridão, eles, portanto, tornam-se muito gordos e crescem mais do que os adultos.
Alimentação
O guácharo se alimenta de frutas, ele são bons voadores, percorrem às vezes dezenas de quilômetros para encontrar seu fruto preferido.
Habitat
Esta espécie vive em colônias no interior de profundas cavernas e utilizam a ecolocalização para se orientarem durante o voo.
Canto do guácharo
O guácharo faz uma variedade de ruídos estranhos de cliques e gritos.
Fotos do guácharo
Distribuição geográfica
O guácharo pode ser encontrado do Panamá, Guiana e Venezuela (incluindo a ilha de Trinidad no Caribe) até Roraima (Brasil), Equador, Colômbia, Peru e Bolívia, em altitudes de 7 a 3.500 metros.