Guaruba: origem, características, reprodução, alimentação e canto
A guaruba (guaruba guarouba ou aratinga guarouba) é uma ave psittaciformes da família psittacidae, conhecida também como ararajuba.
Além disso, a guaruba se destaca bela sua belíssima plumagem em amarelo-ouro, está inconfundível ave é endêmica da Amazônia brasileira e está em risco de extinção por conta do desmatamento frequente na região.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A guaruba é encontrada em florestas chuvosas de região tropical, na parte norte do Brasil especialmente em estados como o Pará e o Maranhão. Ocorre da região maranhense ao leste do Pará e através do Tapajós, Transamazônica e Pará. Baixo Amazonas, da região tocantina a maranhense.
Origem
A guaruba é uma espécie de ave endêmica da Amazônia brasileira, encontrada principalmente no Pará e Maranhão.
Características da guaruba
A guaruba é uma das aves mais bonitas da família psittacidae. Ela possui o porte estrutural de um papagaio, contudo, ela possui uma cauda longa, penas de tamanho desigual e um bico curvo, que é umas das características das aves de sua família.
A cor mais predominante nas plumagens do pássaro é um amarelo ouro, rêgimes verde bandeira. Com essas cores tão características a guaruba é a melhor alternativa para ser escolhida como ave nacional.
A guaruba pode chegar a medir até 34 cm com um peso de 300 g, é herbívora e tem um tempo de vida médio na natureza de 30 anos.
Reprodução da guaruba
A reprodução da guaruba acontece entre os meses de Agosto a Dezembro, a incubação é de 30 dias e a ave chega a ter de dois a três filhotes. Os filhotes atingem a maturidade aos dois anos, e podem ter uma longevidade de vida de até 30 anos.
Alimentação
Na natureza as guarubas em pequenos bandos costumam se alimentar no topo de árvores e palmeiras, lugar onde procuram principalmente se alimentar de sementes e frutos oleosos. O seu alimento preferido são os cocos da Juçara.
Em cativeiro as guarubas costumam ser alimentadas com mamão, banana, cana-de-açúcar, coco da Bahia, girassol, amendoin e frutas da época.
Canto da guaruba
Habitat
A guaruba pode ser encontrada em florestas chuvosas da região tropical, na região norte do Brasil. Elas costumam habitar na copa de florestas úmidas e altas, são muito sociáveis, chegando a viver em bandos de 4 a 10 indivíduos em seu período reprodutivo.
Fotos da guaruba
Distribuição geográfica da guaruba
A guaruba tem sua população presente exclusivamente no Brasil, do oeste do Maranhão a sudeste do Amazonas, e comumente ao sul do Rio Amazonas e leste do Rio Madeira. Ocorre do Maranhão ao leste do Pará e através do Tapajós, Transamazônica e Pará. Baixo Amazonas, do Tocantins ao Maranhão.