Guriatã: origem, espécies, características, habitat, ameaças e reprodução
Guriatã (Euphonia violacea) pertencente a espécie Fringillidae e em inglês é denominado de Violaceous Euphonia.
Conhecido popularmente de gaturamo-verdadeiro, tem-tem-de-estrela, gaturamo-imitador, bonito-lindo, guiratã-de-coqueiro, gaturamo-itê, tem-tem-verdadeiro, guipara, gaipava, gaturama e guriatã-de-bananeira.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, com diversos nomes, o guriatã é uma ave doce e social, que pode ser visto em pequenos grupos grupos familiares.
Às vezes ela se mistura com outras espécies para desfrutar de alimentos.
Origem do guriatã:
O guriatã é originalmente é nativo dos seguintes países: Brasil, Argentina, Trinidad Guiana Francesa, Tobago, Guiana, Venezuela, Paraguai e Suriname. Além disso, são reconhecidas três subespécies de guriatã.
Subespécies:
– Euphonia violacea violacea: esta espécie de ave é encontrada nas Guianas e no norte do Brasil (região Amazônica até o leste do Maranhão).
– Euphonia violacea aurantiicollis: esta ave é encontrada no nordeste do Brasil (a partir do Piauí) até Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro e ao sul até o Rio Grande do Sul, leste do Paraguai e noroeste da Argentina (Misiones).
– Euphonia violacea rodwayi: esta espécie de ave é encontrada no leste e sul da Venezuela e na ilha de Trinidad no Caribe. Muito semelhante à E. v. violacea, porém um pouco maior.
Características do guriatã:
O guriatã é uma ave que pode chegar a medir cerca de 12 centímetros de comprimento e pesar cerca de 15 gramas.
Além disso, esta espécie mostra dimorfismo sexual, o macho tem o dorso preto e brilhante com reflexos de azul-violeta, enquanto a parte inferior é de cor amarela forte.
As penas da parte de fora da cauda e em cima da cabeça possuem manchas pérolas.
As fêmeas possuem um tom verde-oliva-escura, com o rosto e partes de trás amarelo claro.
Reprodução do guriatã:
A maturidade sexual da ave começa aos doze meses, o período de coito é no verão e na primavera.
Os ninhos são edificados em cavidades de troncos, os materiais usados são o musgo, fibra de sisal, fibras folhas secas, raíz de capim e fibra de coco.
Raramente usam ninhos deixados por outro tipo de espécie, a fêmea dará de 2 a 5 ovos, que têm a coloração branca com pintinhas vermelhas.
Normalmente o casal irá fazer 2 a 3 posturas por estação, sendo que os ovos são incubados por quinze dias.
Além disso, só a fêmea faz a incubação, no entanto, o filhote de guriatã será alimentados pelo casal até terem a capacidade de viverem sozinhos, chegando aos 35 dias de vida.
Alimentação:
O pássaro tem uma peculiaridade, o seu sistema digestivo não possui eficiência e a capacidade de aproveitamento dos nutrientes é baixa.
Expulsando através da fezes os alimentos pouco tempo após ser consumido.
Vale lembrar que estamos falando de uma espécie insetívora e frugívora, ou seja, alimenta-se de frutas, verduras e legumes, tais como maçã, laranja, mamão, caqui, goiaba, cenoura, banana, escarola, beterraba, couve e serralha.
Quando o pássaro for cuidado em cativeiro a alimentação oferecida não pode ser grosseira, portanto a ração deve ser processada e moída para que haja uma melhor absorção pelo organismo.
Procure por uma boa ração para pássaros frugívoros que seu pássaro ficará bem servido.
Habitat:
O guriatã é uma ave que habita em locais arbóreos, florestas, jardins, pomares, parques, no meio urbano em árvores densas, citrinos e plantações de cacau.
Canto do guriatã:
A ave é uma espécie inteligente no requisito imitação, o macho com maturidade elevada pode vocalizar em pouco tempo, o canto de até 10 a 16 espécies diferentes de aves.
O guriatã faz imitações perfeitas, embora tenha vocalidade suave. As aves mais imitadas pelo passáro é o gavião, a andorinha serradora, o sabiá laranjeira e o pardal.
Se você deseja o download do canto do passáro, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do nome do ‘canto’, depois clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde o áudio ficará salvo.
Você ainda pode escuta-lo aqui, para isto basta clicar no botão play abaixo.
Hábitos:
Esta ave vive solitária ou aos pares e é bastante ativa, mas também pode ser vista em pequenos bandos.
Além disso, ela toma banho muitas vezes, por causa do contato com o néctar pegajoso.
Com relação a seu canto é relativamente forte, simples e monótono, e emitido incansavelmente.
Canta a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano, e a fêmea também canta, mas pouco e por menos tempo.
No entanto, para amedrontar um rival, põe-se de pé, estica o corpo e vibra as asas.
Muito briguentas, as cambacicas chegam a cair engalfinhadas no solo, onde continuam a luta.
Predadores:
Os predadores do guriatã são sagui-de-tufo-branco, cobra-verde e o gavião-miúdo.
Distribuição geográfica do guriatã:
O pássaro guriatã está presente nas Guianas, Paraguai, Argentina e Venezuela, existem registros de que há presença da espécie em praticamente todo o país.