Harpia: características, alimentação, reprodução, comportamento e habitat
A harpia (Harpia harpyja) é uma águia massivo de florestas de terras baixas da América Central e do Sul da família Acipitrídeos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, ele tem um bico forte e particularmente robustos, como os dedos dos pés muito grandes, que juntamente com o seu grande tamanho corporal, posicionam a ave harpia como a águia mais formidável do mundo.
Embora possa capturar uma variedade de presas, a harpia é notável por caçar primariamente mamíferos de tamanho médio, como preguiças e pequenos macacos
Embora a harpia não seja considerada ameaçada, devido a sua extensa distribuição, suas populações estão em declínio devido à perda de habitat.
A harpia já foi extirpada de muitas áreas onde foi encontrada anteriormente, especialmente no norte da América Central, e apesar de sua ampla distribuição.
A espécie como um todo é considerada quase ameaçada de acordo com a BirdLife International.
Característica da harpia
A harpia pode crescer de 90 a 105 cm de comprimento, tornando-se a maior águia das Américas e uma das maiores do mundo.
Esta ave pesa de 4 a 5 kg (machos) e 7,6 kg para 9 kg (fêmeas) e possui asas largas e arredondadas que podem atingir envergadura de até 2 m.
O animal adulto possui dorso cinza escuro, quase preto, com peito e abdômen brancos, pescoço com gola preta e uma cinza Cabeça com plumagem bipartida.
Tem barriga branca e calça com listras pretas e cauda escura com três barras cinzas.
O gavião-real juvenil tem luz plumagem variando do branco ao cinza.
Demora 4 a 5 anos para atingir a plumagem adulta
Reprodução da harpia
A harpia é uma ave monogâmica que constrói o ninho em formato de plataforma no alto de árvores emergentes, usando geralmente a primeira ramificação da árvore.
Além disso, o ninho da harpia é construído com pilhas de galhos e ramos secos.
E esta ave coloca até 2 ovos que são esbranquiçados, pesando em média 110 g, com tempo de incubação de aproximadamente 56 dias.
Porém somente um filhote sobrevive, com os primeiros voos ocorrendo com 141 a 148 dias de idade.
Além disso, após sair do ninho, a harpia permanece sempre nas proximidades, recebendo alimento dos pais com menor frequência (às vezes, uma vez a cada cinco dias).
Quando jovem mantém um período de dependência dos adultos superior a um ano, o que faz com que os casais se reproduzam a intervalos de pelo menos dois anos.
Habitat
A harpia é uma ave que habita na floresta, principalmente na floresta tropical de várzea de planícies e altitudes de até 2.000 m do nível do mar.
Além disso, ela tolera perturbações de habitat, desde que seja mantido um mosaico de habitats que inclua floresta suficiente.
Contudo, embora seja uma ave grande, é extremamente discreta, prefere pousar entre a vegetação e não no topo da copa das árvores.
E raramente voa acima da floresta, também raramente aparece em áreas abertas.
Devido ao seu grande porte e imponência, sempre foi troféu cobiçado tanto por índios como por caçadores.
Canto da harpia
A águia harpia se comunica com seu parceiro usando chamadas vocais.
Um chamado agudo, que pode ser ouvido frequentemente quando as aves estão próximas ao ninho.
Os machos e as fêmeas usam essas chamadas frequentemente para manter contato enquanto estão ocupados em atividades parentais.
O filhote da harpia começa a usar chamadas semelhantes em uma idade de 38 a 40 dias.
Alimentação
A águia harpia ataca preguiças e macacos, porém em alguns casos ela também se alimenta de variedade de animais incluindo pássaros e outros mamíferos.
Comportamento
Sobre o comportamento da harpia na natureza se sabe pouco, como a maioria das águias, elas são aves de rapina diurnas, pois sua visão não é muito boa à noite.
Os adultos são caçadores solitários e começam a viver em pares com a idade de 5 a 6 anos.
Pares têm territórios muito grandes e são difíceis de encontrar nas florestas tropicais densas.
A águia harpia ataca preguiças e macacos, porém em alguns casos ela também se alimenta de variedade de animais incluindo pássaros e outros mamíferos.
Fotos da harpias
Fatos Adicionais:
- A harpia foi descrita pela primeira vez por Linnaeu, em homenagem ao espírito mitológico grego que tinha o corpo de uma águia e o rosto de um humano.
- Esta é a águia é mais intimamente relacionada à águia-de-crista e à águia-real da Nova Guiné.
- A harpia é a ave nacional do Panamá e suas garras podem ser tão grandes quanto as garras de um urso pardo.
- Como um predador de ponta, acredita-se frequentemente que a harpia seja um indicador-chave da saúde do ecossistema da floresta. Onde há um número saudável, há um número saudável das espécies que ele ataca.
- O número exato de harpias não é conhecido. A Birdlife International estimou que havia entre 20.000 e 50.000 aves em 2009, mas esses números estão longe de ser definitivos.
O Blog passaro.org agradece sua visita.