Ibis da puna (Plegadis ridgwayi) é uma especie de ave da família dos Threskiornithidae que pertence ao gênero dos Plegadis.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Também conhecido como Punaibis, é um íbis semelhante ao íbis brilhante da América do Sul, Esta espécie foi classificada como de menor preocupação na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN em 2016.
Características do ibis da puna
O ibis da puna é um ibis de tamanho médio , cujo comprimento é de cerca de 56–61 cm. De longe parece preto, mas visto de perto, o corpo dos espécimes adultos tem uma cor de base marrom-arroxeada, realçada por reflexos verdes e roxos brilhantes nas coberturas, enquanto a parte inferior tem uma cor próxima ao preto.
A cabeça e o pescoço são castanhos, enquanto a cauda é verde escura; os olhos são vermelhos, o bico é vermelho escuro, enquanto as pernas são pretas. No inverno, a cor da plumagem torna-se mais opaca.
Durante a época reprodutiva, o pescoço e a cabeça apresentam uma coloração mais clara, enquanto no período não nupcial tornam-se mais escuros, com pequenas estrias brancas; estes são ainda mais acentuados em espécimes jovens, nos quais se estendem até o abdome.
Além disso, os indivíduos imaturos não apresentam o brilho dos adultos; os olhos e o bico têm uma cor menos brilhante, tendendo para o castanho. O dimorfismo sexual não é muito acentuado, com os machos geralmente ligeiramente maiores que as fêmeas.
Habilitação do ibis da puna
Seu ambiente característico é o da puna andina, ou seja, a zona temperada localizada a cerca de 4.000 m acima do nível do mar; ocasionalmente também foi avistado em altitudes mais elevadas, na zona climática ártica andina.
O ibis da puna frequenta pântanos e pastagens úmidas, alimentando-se em capim baixo, solos lamacentos e nas margens de córregos e corpos d’água. No entanto, as áreas de nidificação são limitadas a alguns lagos andinos.
Reprodução do ibis da puna
A época de reprodução do ibis da puna varia de acordo com a área e eles se reproduzem uma vez por ano. Nidifica em colônias que fornecem segurança e proteção contra predadores, muitas vezes se misturando com outras espécies de aves.
O ninho oculto é construído em juncos ou galhos acima da água, consistindo em uma plataforma de juncos e matéria vegetal. Normalmente, reaproveita os ninhos de um ano para o outro.
Põe 2 ou 3 ovos turquesa que são incubados por aproximadamente 20 dias por ambos os pais, que se revezam na execução dessas tarefas. O ninho e os filhotes serão ferozmente defendidos pelos pais contra qualquer intruso.
Alimentação do ibis da puna
Para se alimentar o ibis da puna caça usando um tato altamente desenvolvido, sondando o solo em busca de crustáceos e vermes .
Estado de conservação
Ele é listado pela IUCN como de menor preocupação porque é comum em seu alcance e seu alcance é bastante grande.
É uma espécie muito sensível às mudanças e à qualidade de seu habitat e está ameaçada pela poluição, mudanças climáticas e super exploração humana de seus habitats.
Sua população mundial é estimada entre 6.700 e 10.000 indivíduos, embora tenha uma tendência decrescente devido aos perigos mencionados.