Ibis-de-barbela (Bostrychia carunculata) é uma especie de ave da família dos Threskiornithidae que pertence ao gênero dos Bostrychia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O ibis-de-barbela tem um alcance limitado nas terras altas da Etiópia, mas é relativamente comum lá. A IUCN estima a população global entre 10.000 e 25.000 indivíduos e classifica a espécie como de menor preocupação .
Características do Ibis-de-barbela
Com um tamanho de 65 a 76 cm, o ibis-de-barbela é comparável ao semelhante Hagedasch , mas a impressão geral da plumagem é significativamente mais escura.
Uma grande mancha de asa branca se destaca em contraste com a plumagem preta. A íris também é branca. Outras características são as penas com crista negra e uma acácia negra, que levaram ao nome inglês da espécie Wattled Ibis .
Não há dimorfismo sexual perceptível. A plumagem dos pássaros jovens é mais opaca, sem a mancha branca nas asas e sem barbela.
Habitat do Ibis-de-barbela
É endêmica das terras altas da Etiópia e da Eritreia . Eles habitam áreas entre 1.500 e 4.100 m de altitude , embora também tenham sido observados na costa da Eritreia. Prefere pastagens montanas, muitas vezes perto de leitos de rios.
É frequentemente observada em zonas rochosas e falésias (onde nidifica e nidifica), embora também seja encontrada em campos abertos, charnecas alpinas, pântanos, terras cultivadas, parques urbanos, olivais (Olea africana) e florestas mistas de zimbros ( Juniperus procera ).
Alimentação do Ibis-de-barbela
A comida dos ibis-de-barbela consiste em insetos e suas larvas, vermes, caracóis e seus ovos, gafanhotos, aranhas, menos freqüentemente pequenos mamíferos, répteis e anfíbios.
Estado de conservação
Nenhuma redução no número de espécimes foi encontrada, nem a presença de fatores de ameaça específicos. Consequentemente, a espécie não é considerada ameaçada de extinção, já que a população é bastante grande.