íbis-de-cabeça-negra (Threskiornis melanocephalus) é uma especie de ave da família dos Threskiornithidae do gênero Threskiornis.
A IUCN reconheceu o íbis de penas cinzentas como uma espécie Quase Ameaçada (NT ) continuamente desde 1994 (a partir de 2022).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Em 2016, quando a IUCN publicou uma atualização da Lista Vermelha de aves, em todo o gênero Threskiornis , apenas o íbis de penas cinzas recebeu essa classificação – três táxons foram considerados menos preocupantes e dois tinham status mais alto (ameaçados de extinção e extinto).
Características do íbis-de-cabeça-negra
O ibis-de-cabeça-negra tem um comprimento total de cerca de 50 a 90 cm, os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas.
A plumagem é completamente branca com algumas pontas acinzentadas. A parte anterior do pescoço e a cabeça são sem penas, onde aparece a pele negra.
Ambos os sexos têm a mesma coloração de plumagem. O bico é longo, estreito e curvado para baixo.
Habitat do íbis-de-cabeça-negra
Habita pântanos , áreas propensas a inundações sazonais, margens de rios e lagos, arrozais .
Distribuição geográfica
Esta espécie se reproduz no Paquistão ( região do Delta do Indo ), Nepal , Índia , Sri Lanka , Vietnã , Camboja e Península Malaia.
Também é relatado como um visitante não reprodutor em Bangladesh , Myanmar , Tailândia , Laos , China ( Heilongjiang , Sichuan e Yunnan ), Hong Kong , Japão , sul das Filipinas , Indonésia (Sumatra e Bornéu do Norte ).
Reprodução do íbis-de-cabeça-negra
O ibis-de-cabeça-negra se reproduz em colônias, por ex. T. com outras espécies de ibis. O ninho fica no chão, no mato ou nas árvores.
A fêmea põe entre 2 e 4 ovos, que são incubados por cerca de 21 dias. Ao ser alimentado pelos animais progenitores.
O animal jovem agarra repetidamente o bico do animal progenitor com o seu bico, após o que o animal progenitor regurgita o conteúdo do seu esófago para a cria. Os pássaros jovens voam após cerca de cinco a seis semanas.
Alimentação do íbis-de-cabeça-negra
Com seu bico longo, o ibis-de-cabeça-negra vasculha o solo ou sedimentos em busca de insetos , caranguejos e outras pequenas criaturas. Ocasionalmente, suas presas também podem incluir pequenos roedores ou répteis .
Estado de conservação
A IUCN reconheceu o ibis-de-cabeça-negra como uma espécie Quase Ameaçada (NT ) continuamente desde 1994 (a partir de 2022).
Em 2016, quando a IUCN publicou uma atualização da Lista Vermelha de aves, em todo o gênero Threskiornis , apenas o íbis de penas cinzas recebeu essa classificação – três táxons foram considerados menos preocupantes e dois tinham status mais alto (ameaçados de extinção e extinto).
Na China, em 2015, a espécie foi listada como criticamente ameaçada no Livro Vermelho local.