Íbis de cara negra (Bostrychia carunculata) é uma especie de ave da família dos Threskiornithidae que pertence ao gênero dos Bostrychia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O Íbis de cara negra tem um alcance limitado nas terras altas da Etiópia, mas é relativamente comum lá.
A IUCN estima a população global entre 10.000 e 25.000 indivíduos e classifica a espécie como de menor preocupação .
Características do Íbis de cara negra
Com um tamanho de 65 a 76 cm, o ibis de cara negra é comparável ao semelhante Hagedasch , mas a impressão geral da plumagem é significativamente mais escura.
Uma grande mancha de asa branca se destaca em contraste com a plumagem preta. A íris também é branca. Outras características são as penas com crista negra e uma acácia negra, que levaram ao nome inglês da espécie Wattled Ibis .
Não há dimorfismo sexual perceptível. A plumagem dos pássaros jovens é mais opaca, sem a mancha branca nas asas e sem barbela.
Habitat do Íbis de cara negra
Eles podem ocorrer em todas as terras altas da Etiópia em altitudes que variam de 1.500 m até os pântanos mais altos a 4.100 m. Também foi registrado na costa da Eritreia.
Prefere prados e cursos de rios nas terras altas. Encontra-se frequentemente em locais rochosos e falésias (onde se empoleira e se reproduz), mas também em campos abertos, terras cultivadas, parques urbanos e florestas mistas de oliveiras ( Olea africana ) e zimbros ( Juniperus procera ).
Também se tornou bem adaptado às paisagens e condições antrópicas; pode ser visto em áreas verdes e gramados, por exemplo, no centro de Addis Abeba , durante todo o ano. O Íbis de cara negra é comum a abundante.
Reprodução do Íbis de cara negra
O ibis de cara negra geralmente nidifica em colônias pequenas ou grandes em penhascos rochosos, em arbustos pendurados nas paredes, mas também foram vistos nidificando isoladamente nas copas das árvores ou em bordas de edifícios.
Poucos animais nidificam em colônias acima de 3.000 m, enquanto aqueles que nidificam em altitudes mais baixas (1.800–2.000 m) são aqueles que se reúnem em colônias em árvores ao redor do Lago Awasa . Nas montanhas Baleexistem colônias de reprodução de 500 ou mais aves.
O ninho consiste em uma plataforma de galhos e galhos forrados por dentro com grama e tiras de casca; às vezes, em áreas mais altas e frias, os ninhos ficam voltados para o leste para capturar melhor o calor do sol da manhã.
Os ninhos de ibis de cara negra de março a julho e, ocasionalmente, em dezembro durante a estação seca. Põe dois ou três ovos esbranquiçados, de casca áspera .
Alimentação do Íbis de cara negra
A comida dos ibis de cara negra consiste em insetos e suas larvas, vermes, caracóis e seus ovos, gafanhotos, aranhas, menos frequentemente pequenos mamíferos, répteis e anfíbios.
Estado de conservação
A amplitude de seu alcance e a abundância das espécies dentro dele fazem com que a IUCN classifique o ibis de cara negra como de menor preocupação.
A tendência de crescimento populacional é desconhecida e estima-se que esteja entre 670 e 17.000 indivíduos maduros.