O íbis-preto ( Plegadis falcinellus) é uma espécie de íbis da família Threskiornithidae, também conhecido por tapicuru-de-cara-pelada, maçarico-de-cara-pelada, maçarico-preto, maçarico-do-banhado, chapéu-velho ou corvinho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma ave comum na Europa, Ásia, África, Austrália, e no oceano Atlântico nas Caraíbas e zonas costeiras da América.
Características do íbis-preto
O íbis-preto é uma ave que mede 55–65 cm de altura e têm uma envergadura de asas de 88–105 cm.
Caracteriza-se por suas pernas longas e bico longo e curvo, os adultos têm o corpo castanho-avermelhado e as asas verde-negras iridescentes, sempre muito escuras, dando a aparência de um pássaro preto.
Os juvenis são geralmente castanhos escuros, até aos anos 90 esta espécie era muito rara em Portugal, no entanto nos últimos anos tem havido um aumento significativo da população nidificante no sul de Espanha, resultando numa ao íbis-preto tornar-se uma espécie mais comum em Portugal.
Reprodução do íbis-preto
O íbis-preto é uma espécie que costuma se isolar em casais ao procriar, ele nidifica em juncais, e os ovos são azulados e a incubação varia de 23 a 24 dias.
Alimentação
Esta espécie se alimenta nas zonas pantanosas e ribeirinhas e caçam peixes, rãs e outros animais aquáticos e ocasionalmente incestos.
Habitat
O íbis-preto habita principalmente em pântanos salgados e pântanos rasos.
Fotos do íbis-preto
Distribuição geografica
O íbis-preto é encontrado no Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.