Íbis-sagrado-de-madagascar (Threskiornis bernieri) é uma espécie de ave de grande porte da família Threskiornithidae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a espécie pode ser encontrada na ilha de Madagáscar e nas ilhas Seychelles e seus habitats naturais são florestas de mangal tropicais ou subtropicais, águas estuarinas, zonas intertidais e lagoas costeiras de água salgada.
No entanto, a espécie de íbis esta ameaçada pela perda de habitat.
Origem
O íbis-sagrado-de-madagascar é endêmico do Madagascar e Seychelles,
Características do íbis-sagrado-de-madagascar
O íbis-sagrado-de-madagascar adulto possui em média 70–85 cm de altura, e uma envergadura de 112–124 cm.
Com relação a plumagem é predominantemente branca, frequentemente com coloração amarelo-acastanhada.
Há também penas ornamentais pretas no dorso com coloração azul ou verde formadas pelas escápulas inferiores e terciárias, que se tornam mais proeminentes na época reprodutiva. Bico, cabeça, pescoço e pernas são pretos.
Além disso, o juvenil é semelhante ao adulto, mas a cabeça e o pescoço são emplumados de preto com listras brancas, as plumas ornamentais no dorso estão ausentes e pode haver um pouco de preto nas pontas das asas.
Reprodução do íbis-sagrado-de-madagascar
A reprodução desta espécie foi observada em Madagascar no início da estação chuvosa, em novembro e dezembro.
O íbis-sagrado-de-madagascar nidifica em árvores ou arbustos ou em solo descoberto, e os ninhos são construídos em plataformas rasas em forma de copo com gravetos, gramíneas e jungos que normalmente são situados próximos a um corpo d’água, como rios, pântanos ou lagos, e a sua ninhada consiste de 2 a 4 ovos.
Alimentação
Esta espécie de íbis se alimenta apenas vermes e sujeira, apanhados sobre ou dentro do solo.
Comportamento
A espécie é sedentária e não apresenta sinais de dispersão ou migração, a reprodução é colonial e geralmente ocorre em colônias mistas de garças, com alguns ninhos mistos contendo até 200-250 ninhos desta espécie.
Os bairros também ocorrem colonialmente em grupos de várias dezenas. Às vezes se alimenta sozinho, mas mais comumente se alimenta em pares ou pequenos grupos
Conservação do íbis-sagrado-de-madagascar
Esta espécie é classificada como Vulnerável porque tem uma população muito pequena que está diminuindo em grande parte devido à coleta insustentável de seus ovos, perturbação dos locais de nidificação e degradação dos habitats dos pântanos em Madagascar.
Habitat
O íbis-sagrado-de-madagascar habita em florestas subtropicais ou tropicais de mangue, águas estuarinas, planícies intertidais e lagoas salinas costeiras.
Fotos do íbis-sagrado-de-madagascar
Distribuição geografica
Esta espécie é considerada ecologicamente mais restrita do que o íbis sagrado africano.
Em Madagascar, ocorre a oeste, onde é amplamente restrito a habitats de planície em zonas costeiras salgadas, principalmente planícies lodosas, estuários, manguezais e lagos costeiros salobros rasos.