Íbis verde-oliva: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
O Íbis verde-oliva (Bostrychia olivacea) é uma ave da família dos Threskiornithidae que pertence ao gênero Bostriquia .
Historicamente, o íbis verde-oliva foi incluído em vários gêneros, como Geronticus , Comatibis e Harpiprion , antes de finalmente ser classificado entre os Bostrychia .
Este íbis relativamente pequeno mede 65–75 cm de comprimento, dependendo da subespécie.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie é distribuída de forma irregular em florestas densas da costa oeste a leste da África tropical.
Características do Íbis verde-oliva
Este íbis relativamente pequeno mede 65–75 cm de comprimento, dependendo da subespécie.
Os comprimentos de asa registrados nas várias subespécies são 330-334 mm em olivacea , 309-355 mm em cupreipennis , 343-372 mm em akeleyorum e 328 mm e 313 mm em machos e fêmeas, respectivamente, de rothschildi . O colmen em olivacea mede 95-96 mm.
Espécimes machos únicos das subespécies akeleyorum , cupreipennis e rothschildirelataram comprimentos de cúlmen de 108 mm, 85 mm e 95 mm, respectivamente; com os comprimentos correspondentes nas fêmeas sendo 102 mm, 94 mm e 90 mm, respectivamente.
A plumagem adulta é marrom escuro com tons iridescentes de verde e bronze. A cabeça e o pescoço também são marrons e as listras pálidas se estendem sob os olhos.
A face ao redor das regiões orbital e loral é preta azulada e o bico é vermelho coral. Os abrigos da cauda e a cauda são azul escuro. O dorso e a garupa são de bronze esverdeado escuro.
As penas de voo secundárias e as coberturas das asas destacam-se da plumagem através da sua coloração verde rosada.
Reprodução do Íbis verde-oliva
Este ibis se reproduz solitariamente. A reprodução foi registrada pela primeira vez em 1910 no Monte Quênia a 9.000 pés. Registros posteriores de reprodução deste íbis foram feitos próximo à água na África Oriental .
Um ninho foi descoberto nas cabeceiras do rio Pesi, no norte de Aberdares , na floresta mista Juniperus/Podocarpus , e outro em um riacho perto do rio Thiririka, no sudeste de Aberdares, na floresta mista Podocarpus/Ocotea .
Dos poucos registros de reprodução conhecidos no Quênia, a postura parece ocorrer de junho a agosto.A embreagem normalmente compreende três ovos.
O ovo é verde-ervilha com manchas ruivas de canela e marcas castanhas. Ele normalmente pesa cerca de 50g e mede 56-58 x 40-41mm.
Habitat do Íbis verde-oliva
Esta espécie é distribuída de forma irregular em florestas densas da costa oeste a leste da África tropical.
Os países em que ocorre nativamente são Camarões , República Democrática do Congo , República Democrática do Congo , Côte d’Ivoire , Gabão , Gana , Quênia , Libéria , Nigéria , Serra Leoa e Tanzânia , além das ilhas do Príncipe e São Tomé .
Juntamente com seu habitat de floresta densa, também foi registrado em florestas em regeneração no Gabão e buracos de penhascos.
O íbis verde-oliva é provavelmente em grande parte sedentário, embora migrações curtas pareçam acontecer na Libéria em clima extremamente seco; durante o qual os indivíduos se deslocam do norte do condado de Grand Gedeh para regiões mais ao sul, como Glaro , Sapo e Sinoe .
Alimentação do Íbis verde-oliva
O íbis verde-oliva se alimenta de insetos como besouros, larvas e caracóis. Ele também se alimenta de miriápodes , vegetação do chão da floresta e cobras.
Canto do íbis verde-oliva
O chamado é um “gar-wa” distinto, alto e estridente, repetido várias vezes e pronunciado em vôo bem acima das árvores. Alegadamente, ele só vocaliza em vôo e apenas durante o crepúsculo.
A subespécie rothschildi , em vez disso, emite uma chamada descrita como “HAAN-ha HAAN-ha”. Outras chamadas foram transcritas como “aka-a”, “ka” e “kau”.
Quando ameaçado por um intruso, profere repetidamente o elemento “ga” na ameaça. As vocalizações no ninho não foram documentadas porque o som da correnteza da água pode mascarar esses ruídos.