O Inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris) é uma ave pertencente a família Tinamidae é a menor espécie do seu gênero, medindo cerca de 19 centímetros.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma ave de vasta distribuição geográfica no Brasil, habitando campos sujos, capoeiras, plantações e divisas de pastos.
O Inhambu-chororó é uma ave terrestre, e se alimenta de sementes no Brasil, é encontrado nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste e no norte em partes do estado do Amazonas e também é encontrado no Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.
Características do inhambu-chororó
O Inhambu-chororó é semelhante ao Inhambu-xintã, esta espécie possui o corpo marrom avermelhado, com parte do dorso, ventre e barriga acinzentados.
A Garganta no mesmo tom do peito. Pés e bico avermelhados, sua vocalização consiste em uma sequência de tons em escala descendente, bipe longo azulado nos machos, o bico tem a ponta enegrecida.
Reprodução do inhambu-chororó
O macho é responsável por incubar os ovos e cuidar dos filhotes, o ovo é de cor chocolate rosado e põe de 4 a 5 ovos por ninhada.
A incubação dura de 19 a 21 dias, o ovo tem em média 4,72 mm de largura e 6,85 mm de altura.
Reproduz-se facilmente e com grande produtividade em áreas de conservação ou criação amadora.
Existem, inclusive, estudos para avaliá-la experimentalmente como ave carnívora e ornamental em grande escala, dada sua alta produtividade em cativeiro.
Alimentação
O Inhambu-chororó se alimenta de pequenas sementes diversas, insetos e vermes.
Esta ave procura pequenos artrópodes e moluscos que se escondem no tapete de folhagem apodrecida; vira folhas e paus podres com o bico à procura do alimento, jamais esgravatando o solo com os pés como fazem os galináceos.
Hábitos
O Inhambu-chororó costuma vocalizar ao amanhecer e ao entardecer, nas áreas onde ocorre, os chilreios diurnos identificam os caçadores furtivos que os caçam com chilros de madeira.
Espécies associadas a áreas abertas como cerrados e campos, inclusive em ambientes antropizados como plantações e pastagens altas.
Também pode ser encontrada em áreas semiabertas e matagais com árvores esparsas, pode ser encontrado até mesmo em canaviais e áreas de eucalipto, desde que haja mata nativa ou vegetação rasteira nas proximidades.
Distribuição geográfica
O Inhambu-chororó pode ser encontrado em quase todo território brasileiro desde o sul do Amazonas, Pará ao Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, também é encontrado no Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.