A inhambu-pixuna (Crypturellus cinereus) é uma ave da família Tinamidae, conhecido também como nambu-sujo, inhambu-preto, inambu-pixuna, inhambu-coá, inhambu-sujo e outros.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, é uma ave que tem o hábito de andar por florestas densas de terra firme, assim como capoeiras e várzeas. É um pássaro de temperamento arisco e nervoso.
Características da inhambu-pixuna
A inhambu-pixuna tem aproximadamente entre 29 a 32 cm de comprimento. A ave tem uma coloração cinza-marrom, que vista de longe da a impressão que a ave é preta.
Além disso, se tratando de dimorfismo sexual, ele não é aparente. Contudo a fêmea é maior que o macho e possui um canto mais agudo que a fêmea.
Habitat da inhambu-pixuna
O pássaro pode ser encontrado andando por florestas densas de terra firme, capoeiras, plantações de café ou cacau, sub-bosques de floresta úmida, próximo de riachos.
Encontrado na Floresta Amazônica, norte da Bolívia, Venezuela, Guianas e Colômbia.
Alimentação da inhambu-pixuna
A inhambu-pixuna se alimenta de frutas, invertebrados como formigas, grilos e também de sementes.
Reprodução da inhambu-pixuna
A reprodução da ave ocorre todo o ano, mas preferencialmente entre os meses de agosto a outubro. Esta espécie de inhambu não faz ninho, ele põe seus ovos entre vegetações densas.
Chega a colocar até dois ovos no formato oblongo, de cor escura, marrom-claro ou salmão-violeta. Sua incubação dura cerca de 16 dias.
Canto da inhambu-pixuna
A inhambu-pixuna possui um canto caracterizado por um assobio monótono e curto, que é repetido com o intervalo de cerca de quatro segundos.