Inhambu-serra: características, habitat, reprodução e alimentação
Inhambu-serra (Tinamus major) é uma espécie de ave terrestre do gênero dos tinamus, nativa da América Central e do Sul .
Tem 43 centímetros de comprimento, 1100 gramas de peso e aproximadamente o tamanho e a forma de um pequeno peru. É de cor marrom-acinzentada e é bem camuflado para a floresta selvagem.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É uma espécie poliândrica , e uma das características é o cuidado parental exclusivo do macho. Uma fêmea acasala com o macho e põe em média quatro ovos que ele incuba até a eclosão. O macho guarda os filhotes por cerca de 3 semanas antes de começar a seguir outra fêmea.
Características do inhambu-serra
O inhambu-serra é uma grande espécie de tinamu, medindo em comprimento total de aproximadamente 38 a 46 cm , com uma média de 44 cm e pesando de 700 a 1.142 g nos machos, com média de 960 g, e de 945 a 1.249 g nas fêmeas, com média de 1.097 g.
Apesar de seu nome e tamanho e forma grandes, que podem sugerir um grande faisão ou um pequeno peru , não é necessariamente a maior espécie de inhambu, pois é rivalizado ou superado por outras espécies do Tinamus.
Varia de verde-oliva claro a escuro com garganta e barriga esbranquiçadas, flancos barrados de preto e canela na parte inferior. Coroa e pescoço ruivos, crista occipital e supercílio enegrecidos.
Suas pernas são de cor cinza-azulada. Todas essas características permitem que o grande inhambu fique bem camuflado no sub-bosque da floresta tropical.
Habitat do inhambu-serra
O inhambu-serra vive em florestas tropicais e subtropicais, como florestas tropicais , florestas perenes de planície, florestas ribeirinhas, florestas pantanosas e florestas nubladas em altitudes de 300 a 1.500 m.
Ao contrário de alguns outros inhames, o inhambu-grande não é tão afetado pela fragmentação da floresta. Seu ninho pode ser encontrado na base de uma árvore.
Reprodução do inhambu-serra
O inhambu-serra é uma espécie poliginándra , e que apresenta cuidado parental exclusivo do macho. Uma fêmea acasala com um macho e põe em média quatro ovos que ele incuba até a eclosão.
Ele cuida dos filhotes por aproximadamente 3 semanas antes de partir para encontrar outra fêmea. Enquanto isso, a fêmea deixou ninhadas de ovos com outros machos.
Ela pode iniciar ninhos com cinco ou seis machos durante cada estação reprodutiva, deixando todos os cuidados parentais para os machos.
A estação reprodutiva é longa, indo do meio do inverno até o final do verão. Os ovos são grandes, brilhantes e de cor azul ou violeta brilhante, e os ninhos são geralmente raspados rudimentares nas raízes dos contrafortes das árvores.
Alimentação do inhambu-serra
Sua alimentação consiste principalmente de bagas, sementes de plantas e insetos, que procuram no solo.
Estado de conservação do inhambu-serra
Esta espécie é difundida em toda a sua grande extensão (6.600.000 km 2), e é avaliada como de menor preocupação na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Eles são caçados sem grandes efeitos em sua população.