Inseparável-alaranjado: origem, características, habitat, alimentação e cuidados
O inseparável-alaranjado (Agapornis fischeri) é uma espécie de periquito da familia psitaculídeos pertencente ao género Agapornis.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O inseparável-alaranjado possui a cabeça laranja ou avermelhada, o peito amarelado ou alaranjado e o resto do corpo verde com o início do rabo azul, além de ter o círculo branco em volta do olho, comum em outras espécies de agapornis.
Esta espécie de periquito São aves extremamente territoriais. Eles receberam o nome específico de Fischer porque foram listados pela primeira vez pelo explorador alemão Gustav Fischer no final do século 19.
Atualmente, especialistas em pássaros afirmam que existem nove espécies de pombinhos, coletivamente considerados ancestrais ou primitivos.
No entanto, é possível que, à medida que a reprodução em cativeiro aumentasse, várias outras subespécies emergissem do cruzamento.
Origem
O inseparável-alaranjado é originário da África ao norte da Tanzânia, ao sul do Lago Victória.
Características do inseparável-alaranjado
Consideradas uma das raças mais bonitas por causa de suas penas de cores vivas, são aves muito territoriais que vivem em pequenos bandos.
Eles geralmente têm cabeça laranja ou avermelhada e o resto do corpo é verde, mas também existem outras cores.
Outra característica marcante do inseparável-alaranjado é o anel ocular, uma região ao redor dos olhos que não possui penas.
A expectativa de vida do inseparável-alaranjado varia entre 10 e 12 anos anos e pode ir até os 15 anos.
Habitat
O inseparável-alaranjado habita em arbustos isolados.
Cuidados do inseparável-alaranjado
Recomenda-se que o inseparável-alaranjado não sejam deixados sozinhos, pois podem se sentir solitários, pois podem adoecer e morrer.
Portanto, é aconselhável que o proprietário não só tenha mais de uma ave, mas também esteja disponível para cuidar das aves.
Alguns criadores afirmam que não é necessário ter 2 aves, pois o proprietário mantém o companhia de pássaros, então ele deve estar disponível.
Se você decidir ter mais de um, eles devem ser comprados juntos porque o mais velho pode prejudicar os mais novos.
Alimentação
A dieta deste periquito consiste principalmente em frutas, verduras e grãos, mas também é recomendável oferecer suplementos em lojas especializadas.
Também gostam de se lavar diariamente e tomar sol após o banho, que seca mais rapidamente as penas.