Iratauá-pequeno ( Chrysomus icterocephalus ) é uma espécie de ave passeriforme da família Icteridae que vive nas áreas úmidas da América do Sul .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O macho é um pouco maior que a fêmea, esta última medindo 16,5 cm e a primeira 18 cm de comprimento. Essas aves são notavelmente gregárias, mesmo durante a reprodução.
As iratauá-pequeno, como o próprio nome indica, são comuns em áreas úmidas de água doce em áreas alagadas e nas margens de rios, sempre preferindo campos abertos.
Características do iratauá-pequeno
O macho é um pouco maior que a fêmea, esta última medindo 16,5 cm e a primeira 18 cm de comprimento. Eles também variam na cor da plumagem.
O macho é preto com um capuz amarelo (cabeça e pescoço), enquanto a fêmea é marrom-oliva opaca com a borda dos olhos e a garganta amarelo claro.
Sua área facial é marrom amarelada, também opaca. O restante da plumagem, na parte inferior, é amarelo oliva, um pouco mais escuro no ventre.
Habitat do iratauá-pequeno
As iratauá-pequeno, como o próprio nome indica, são comuns em áreas úmidas de água doce em áreas alagadas e nas margens de rios, sempre preferindo campos abertos.
Eles podem viver até 2.600 metros acima do nível do mar. Na Colômbia, eles são encontrados na região da Costa Atlântica correspondente ao baixo Atrato e nos arredores de Santa Marta.
No médio Cauca e no alto Magdalena , nos Andes orientais , Meta e Vichada. Estas aves também são encontradas em outros países da América do Sul como Brasil , Guiana Francesa , Guiana , Antilhas Holandesas , Paraguai , Peru, Suriname , Trinidad e Tobago , Colômbia , Venezuela .
Reprodução do iratauá-pequeno
O momento da época de reprodução varia de acordo com a região. Os machos atraem as fêmeas construindo um ninho, exibindo sua plumagem e cantando.
Eles nidificam em colônias de até trinta indivíduos. Durante a época de reprodução, os machos podem construir até cinco ninhos. A fêmea põe dois ou três ovos azuis, que só ela incuba.
O macho ajuda a alimentar os filhotes e protege o ninho dos insetos parasitas das vacas de cabeça marrom . Às vezes as colônias constroem seus ninhos em outro lugar por causa do último
Alimentação do iratauá-pequeno
Não se tem informações validas sobre a alimentação dessa ave
Canto do iratauá-pequeno
O canto das freiras de cabeça amarela é bastante complicado, elas emitem um pequeno som musical (como uma dobradiça rouca) tuunk, tuuguizz…, a primeira nota é lânguida, a segunda é forte e áspera ou às vezes seguida por um curto e titidli musical, dididudii que desce e sobe.