Iraúna-de-olho-claro: características, habitat, comportamento e canto
Iraúna-de-olho-claro (Agelasticus xanthopthalmus) é uma especie de ave da família dos Icteridae que pertence ao gênero dos Agelasticus.
Uma ave discreta de ocorrência muito local, foi descrita pela primeira vez em 1969 pelo ornitólogo americano Lester L. Short .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do iraúna-de-olho-claro
O Iraúna-de-olho-claro é inteiramente preto em ambos os sexos. Possui íris brancas ou amareladas nos olhos, que são muito distintas e o distinguem de outras aves pretas encontradas na região, como o grackle-de-testa-aveludada e o cowbird brilhante de olhos escuros.
Aves juvenis e imaturas são preto-acastanhadas com partes inferiores listradas de amarelo ou amarelo-claro.
Habitat do iraúna-de-olho-claro
O Iraúna-de-olho-claro é encontrado em uma área restrita do leste do Peru e do Equador. Seu habitat são áreas pantanosas ao redor de lagoas e lagos marginais e nas margens de pastagens próximas.
Desde a sua primeira descoberta em 1969 tem sido visto regularmente na Reserva Biológica Nacional Limoncocha perto do rio Napo , Equador e na Reserva Nacional Tambopata perto do rio Madre de Dios , Peru.
Comportamento
Este melro é geralmente visto aos pares e passa a maior parte do dia em locais pantanosos e com vegetação rasteira densa.
É mais visível de manhã cedo, quando emerge em áreas mais abertas para se alimentar, e é a esta hora do dia que é mais provável que seja ouvido cantando no topo de um arbusto.
Estado de conservação
Embora tenha uma distribuição muito pequena, acredita-se que a população total do melro-preto, com mais de 10.000 indivíduos maduros, seja estável e a ave parece não enfrentar ameaças particulares.
Pelo que a União Internacional para a Conservação da Natureza avaliou o seu estado de conservação como sendo ” menos preocupante “.
Canto do iraúna-de-olho-claro
O chamado é um alto e metálico “tew-tew-tew-tew” semelhante ao de um donacobius de bico preto . Geralmente é cantado no topo de um arbusto.