Iraúna mexicana (Quiscalus mexicanus) é um passeriforme de tamanho médio e altamente social , nativo da América do Norte e do Sul .
Um membro da família Icteridae , é uma das 10 espécies existentes de grackle e está intimamente relacionado com o grackle de cauda de barco e o extinto grackle de bico fino .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
No sul dos Estados Unidos, às vezes é simplesmente referido como “melro” ou (erroneamente) “corvo”.
Características da iraúna mexicana
Iraúna mexicana são pássaros de tamanho médio (maiores que os estorninhos e menores que os corvos; 38 cm-46 cm.
Com machos pesando 203 g -265 g e fêmeas entre 115 g -142 g e ambos os sexos têm caudas longas. A envergadura varia de 48 a 58 cm.
Os machos são pretos iridescentes com um brilho azul-púrpura nas penas da cabeça e na parte superior do corpo, enquanto as fêmeas são marrons com asas e cauda mais escuras.
Os adultos de ambos os sexos têm olhos amarelos brilhantes, enquanto os jovens de ambos os sexos têm olhos castanhos e plumagem marrom como as fêmeas (exceto por estrias no peito).
Iraúna mexicana, particularmente os machos adultos, têm uma cauda em forma de quilha que podem dobrar verticalmente alinhando as duas metades.
Reprodução da iraúna mexicana
A temporada de acasalamento iraúna mexicana geralmente começa no início ou meados de abril. O ninho é normalmente construído perto do topo de uma árvore grande ou média, usando materiais como grama e galhos trançados, bem como alguns materiais artificiais.
As fêmeas geralmente colocam cerca de 4 a 7 ovos. A incubação é geralmente em torno de 14 a 13 dias e seus filhotes geralmente deixam o ninho 12 a 17 dias após a eclosão.
Os pais continuam a alimentar seus filhotes várias semanas depois de terem deixado o ninho até atingirem a maturidade.
Os ovos são de cor azul brilhante a cinza azulado pálido, marcados com redemoinhos e manchas que variam de marrom escuro a preto.
Habitat do iraúna mexicana
O iraúna mexicana originou-se das planícies tropicais da América Central e do Sul, mas evidências históricas de Bernardino de Sahagún mostram que os astecas , durante a época do imperador Ahuitzotl .
introduziram o iraúna mexicana de sua terra natal na costa do Golfo do México para a capital asteca de Tenochtitlan no vale das terras altas do México , provavelmente para usar suas penas iridescentes para decoração .
Em tempos mais recentes, iraúna mexicana expandiram sua área de reprodução em mais de 5.500%, movendo-se para o norte na América do Norte entre 1880 e 2000, seguindo corredores urbanos e agrícolas.
Seu alcance atual se estende do noroeste da Venezuela e oeste da Colômbia e Equador no sul até Minnesota no norte, Oregon , Idaho e Califórnia no oeste, até a Flórida no leste, com vagabundos ocorrendo no extremo norte como o sul do Canadá .
Seu habitat para forrageamento é no solo em áreas claras, como pastagens, pântanos e manguezais.
Alimentação do iraúna mexicana
Eles extraem larvas e insetos de áreas gramadas; comem lagartos, filhotes e ovos; forragem em terra recém-arada; remova os parasitas do gado e come frutas