Jacu barbudo ( Penelope barbata ) é uma ave galinácea da família das Cracidae que pertence ao gênero dos Penélope .
A ave é endêmica do sul do Equador e adjacente ao noroeste do Peru .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A distribuição inclui florestas montanas úmidas tropicais ou subtropicais de 1.200 a 3.100 m de altitude nas encostas ocidentais dos Andes.
Características do jacu barbudo
Com cerca de 55 cm, a ave é uma espécie comparativamente pequena da família Hokko, predominantemente de cor marrom rica, com exceção da coroa e nuca prateadas e uma faixa da cauda marrom-avermelhada vagamente definida.
As pernas e a barbela são vermelhas. Além do jacu-barbudo, apenas o jacu-bandado ( Penelope argyrotis ) apresenta uma coloração diferente das penas da cauda.
A espécie difere desta pela ausência de manchas brancas nos élitros e pela forte franja na garganta e pescoço. Não há diferença entre os sexos.
Habitat do jacu barbudo
O jacu-barbudo vive a uma altitude de 1.200 a 3.000 m em um ambiente úmido localizado no noroeste do Peru e no sul do Equador.
Reprodução do jacu barbudo
O jacu-barbudo é uma espécie territorial monogâmica que acasala no início da estação chuvosa (março-julho).
A maioria das espécies de Guan atinge a maturidade sexual aos dois anos e pode se reproduzir até os vinte anos. Um par de guan produzirá uma ninhada de três ovos que a fêmea incubará por 24 a 28 dias.
Alimentação do jacu barbudo
Nenhuma informação é conhecida sobre os hábitos alimentares do jacu-barbudo, porém os jacus em geral comem várias frutas e bagas e também folhas, flores e insetos.