Jacu-de-asa-branca (Penelope albipennis) é uma ave da família das chachalacas, é endêmica do noroeste do Peru.
Além disso, esta é uma ave preta esguia com um bico de ponta preta e nove grandes penas de vôo brancas no final de suas asas.
O jacu-de-asa-branca foi descoberto pela primeira vez em 1877, mas após várias expedições de pesquisa sem avistamento, o Jacu foi declarado extinto. Então, em 1977 a espécie foi redescoberto no Peru.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do jacu-de-asa-branca
O jacu-de-asa-branca tem comprimento médio de 85,2 cm e peso médio de 1,6 kg, ele possui plumagem marrom-escura sobreposta por um brilho verde.
Além disso, a grande parte de sua parte dianteira tem estrias curtas esbranquiçadas ou cinza claro, e suas primárias brancas aparecem como uma barra na asa dobrada.
Seu olho avermelhado é circundado por uma pele roxa nua, seu bico é cinza escuro com uma ponta preta e tem uma barbela laranja.
Reprodução do jacu-de-asa-branca
O jacu-de-asa-branca é territorial e os pares acasalados permanecem juntos por anos sucessivos, sua época de reprodução vai de novembro a maio, um período que se sobrepõe à estação chuvosa abundante em recursos.
Além disso, eles constroem um ninho de galhos e folhas em árvores cobertas de trepadeiras, normalmente cerca de 2,5 m acima do solo, e o tamanho da ninhada pode ser de um a três ovos, mas dois é o número usual.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de em folhas, frutos e sementes.
Habitat
O jacu-de-asa-branca habita em paisagem muito especializada, pequenas ravinas arborizadas e encostas próximas no lado oeste dos Andes.
Fotos do jacu-de-asa-branca
Distribuição geografica
O jacu-de-asa-branca é encontrado apenas nos departamentos de Lambayeque, Cajamarca e Piura , no noroeste do Peru.