Jacu-do-planalto: características, habita, reprodução, alimentação e canto
Jacu-do-planalto ( Penelopina nigra ) é uma espécie de ave da família Cracidae que pertence ao genero dos Penelopina.
É encontrado nas terras altas de El Salvador , Guatemala , Honduras , sul do México e Nicarágua . Seu habitat natural é a floresta subtropical ou tropical úmida montana .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Sua população diminuiu muito nos últimos tempos: listada como uma espécie de menor preocupação em 1994, foi elevada para Quase Ameaçada em 2000 e, como foi determinada como menos comum do que se acreditava anteriormente, para Vulnerável na Lista Vermelha de 2007 da IUCN .
Características do jacu-do-planalto
O jacu-do-planalto cresce até um comprimento de 590 a 650 milímetros . A plumagem do macho é preta, as partes superiores lustradas de verde ou azul, as partes inferiores um pouco mais opacas.
A íris do olho é marrom-avermelhada e há pele nua marrom-avermelhada ou arroxeada ao redor e atrás do olho. O bico, a pele nua da garganta, a grande barbela , as pernas e os pés são laranja-avermelhados.
A fêmea, por outro lado, é preta, fortemente manchada e com listras marrom-avermelhadas e canela, com bico vermelho e pele nua ao redor do bico, e pele nua arroxeada ao redor do olho.
Habitat do jacu-do-planalto
Seu habitat são florestas montanhosas úmidas de folhas largas, principalmente florestas nubladas e florestas de pinheiros , mas também foi observada em florestas secundárias e plantações. A ave procura frutas, nas árvores e na serapilheira .
Distribuição geográfica
O jacu-do-planalto é encontrado em ambos os lados das cordilheiras da América Central . No México é incomum, mas está presente em números moderados na Reserva da Biosfera El Triunfo .
Também é comum em algumas localidades da Guatemala , mas mais raro em Honduras , centro-norte da Nicarágua e El Salvador , e pode estar extinto em El Salvador.
Reprodução do jacu-do-planalto
A época de reprodução ocorre de março a maio. Filhotes foram observados em abril na Guatemala e na província mexicana de Oaxaca. As fêmeas parecem superar em muito os machos, então acredita-se que a espécie tenha tendências polígamas .
O ninho é uma estrutura bastante grande, desleixada e um tanto bagunçada. É feito principalmente de pedaços de madeira e outros materiais de origem vegetal e é forrado por dentro com grandes folhas, penugem e penas da fêmea.
A maioria dos ninhos está localizada em árvores a uma altura que varia de 2,5 a 13 metros. No entanto, alguns são encontrados em uma pequena depressão no solo ou sob o toco de uma árvore caída.
A ninhada geralmente consiste em doisovos predominantemente brancos medindo cerca de 75 por 50 mm. As fêmeas se dedicam à incubação sozinhas por um período cuja duração não sabemos. Eles também têm a tarefa de alimentar e criar os filhotes.
À nascença, estes últimos são cobertos por um edredão de cor que consiste numa hábil mistura de camurça e castanho .
Alimentação do jacu-do-planalto
A dieta do jacu-do-planalto consiste principalmente de bagas e frutas . Alguns indivíduos também consomem camundongos e salamandras .
Canto do jacu-do-planalto
A chamada principal é um wheeeoooo distinto e crescente . Durante o desfile nupcial, o penelopin emite um som estranho semelhante ao som de uma árvore caindo.
Começa com um ou dois pequenos golpes agudos e depois continua com um som de trituração e guincho: este ke’k’a, arrrrrrrrrr é aparentemente produzido por o bater de asas quando o pássaro se move de árvore em árvore.
A chamada de alarme é um see-uh ligeiramente metálico ou flauta , que às vezes é misturado com chilrear.