Jacu-estalo-de-bico-verde ( Neomorphus geoffroyi ), é uma espécie terrestre da família Cuculidae do gênero .
É encontrado em florestas úmidas primárias do sul da Nicarágua , através da Costa Rica e Panamá e no noroeste da Colômbia .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Outra população ocorre no oeste e sul da bacia amazônica do sudeste da Colômbia, leste do Equador , leste do Peru , norte da Bolívia e Brasil , enquanto a população final ocorre noMata Atlântica do leste do Brasil.
Características do jacu-estalo-de-bico-verde
O jacu-estalo-de-bico-verde tem 45 a 51 cm (18 a 20 pol.) De comprimento, cerca de metade do qual é sua cauda e pesa cerca de 300 a 400 g (11 a 14 onças).
Os adultos têm um bico pesado e curvo que varia de verde acinzentado claro a cor de chifre na base com uma ponta amarela. Todas as subespécies têm uma crista erétil desgrenhada, preto-azulada brilhante, pele azul brilhante ao redor do olho e uma área de cloaca ruiva.
Os sexos têm plumagem semelhante. Adultos da subespécie nominal N. g. geoffroyi tem testa, coroa e face inferior castanho-canela; partes superiores e asas verde-oliva bronzeadas; e uma cauda roxa brilhante.
Seu queixo, garganta e parte superior do peito são amarelo claro com uma faixa preta no peito. O resto de suas partes inferiores são amarelo claro. A cabeça e o peito têm semicírculos pesados e claros que dão uma aparência escamosa.
Habitat do jacu-estalo-de-bico-verde
A espécie geralmente habita florestas perenes maduras e não perturbadas. Também pode ser encontrado em florestas ribeirinhas, florestas inundadas sazonalmente e, às vezes, em florestas secas, canaviais e matagais.
Na América Central, varia em elevação desde o nível do mar até 1.450 m (4.800 pés). Na América do Sul, varia do nível do mar no Brasil até 1.650 m (5.400 pés) na Bolívia.
Reprodução do jacu-estalo-de-bico-verde
As temporadas de reprodução do jacu-estalo-de-bico-verde variam latitudinalmente, nidificando na América Central no verão do norte e na maior parte da América do Sul no verão austral .
Ele constrói um ninho robusto de gravetos grandes com uma xícara achatada de grama seca e folhas frescas. Geralmente é colocado na forquilha de uma árvore ou arbusto a cerca de 2 a 3 m (7 a 10 pés) acima do solo.
Todos os ninhos documentados continham um único ovo. Acredita-se que a incubação seja de ambos os pais, mas o período de incubação e o tempo até a emplumação não são conhecidos. Acredita-se que este último seja semelhante ao período de 20 dias de outros cucos Neomorphus .
Alimentação do jacu-estalo-de-bico-verde
A dieta do jacu-estalo-de-bico-verde é composta principalmente por insetos. Também inclui quantidades significativas de outros artrópodes ; pequenos vertebrados como lagartos, anfíbios e pequenos pássaros; e às vezes frutas caídas.
Canto do jacu-estalo-de-bico-verde
A vocalização principal do jacu-estalo-de-bico-verde é um uivo baixo, prolongado e gemido: ooooooooooooooooop . Em enxames de formigas de correição, elas emitem um latido abafado e latido” e também um forte e alto kchak! , aparentemente para afastar outros pássaros da presa desejada.