Jacu-estalo-escamoso: características, alimentação, habitat e canto
Jacu-estalo-escamoso (Neomorphus squamiger) é uma espécie de ave da família dos cuculídeos, também conhecido como taiaçuíra ou taiaçuguira e acanati.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é endêmica da floresta amazônica perto do rio Tapajós no Brasil, mas existe muita confusão sobre os limites exatos de sua extensão e as características úteis para separá-la do jacu-estalo-comum, uma outra espécie muita parecida que tem sido por vezes considerado uma subespécie do deste último.
Características do jacu-estalo-escamoso
O Jacu-estalo-escamoso mede cerca de 43 centímetros, e caracteriza-se pela menor extensão da área nua perioftálmica em comparação com o jacu estaladiço.
Além disso, ele possui dorso oliva metálico e manto verde fechado e a cauda longa e cor de vinho pálido com uma ponta azul opaca.
Com relação, Bochechas marrom-amareladas e pescoço nu, peito e testa escamosos em preto e branco, estômago claro Olhos vermelhos escuros e linha pós-ocular azul e contorno dos olhos preto, bico e pés robustos cinza claro e tarsos também cinza.
Alimentação
O Jacu-estalo-escamoso é considerada como espécie seguidora regular de correição.
Hábitat
Esta espécie de jacu habita em matas de terra firme e florestas úmidas sem perturbações.
Canto do jacu-estalo-escamoso
O canto do jacu-estalo-escamoso é profundo e oco, lembrado um pombo, também faz barulho com o bico, provavelmente imitando os queixadas.
Distribuição geográfica
O jacu-estalo-escamoso é endemismo dos interflúvios dos Rios Xingu e Tapajós.