O jacu-estalo (Neomorphus) é uma ave da família Cuculidae, e da ordem Cuculiformes, conhecido também como acanati-de-bico-verde, taiaçuíra, taiaçuguira, aracuã-da-mata, jacu-estalo-de-bico-verde, aracuão, jacu-porco, jacu-queixada e jacu-bagunceiro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de jacu é endêmico da Mata Atlântica é considerado ameaçado devido à sua raridade.
Sobretudo, essa subespécie, denominada Neomorphus geoffroyi dulcis, é uma das aves mais enigmáticas da Mata Atlântica.
Subespécies
O jacu-estalo possui seis subespécies reconhecidas:
– Neomorphus geoffroyi geoffroyi: pode ser encontrada nas florestas do leste da Bahia, no Recôncavo Baiano até a divisa com o Espírito Santo;
– Neomorphus geoffroyi salvini: pode ser encontrada dos alagados da Nicarágua até a Costa do Oceano Pacifico da Colômbia;
– Neomorphus geoffroyi aequatorialis: pode ser encontrada da região tropical do sudeste da Colômbia até o leste do Equador e norte do Peru;
– Neomorphus geoffroyi australis: pode ser encontrada no sul do Peru e no noroeste da Bolívia
– Neomorphus geoffroyi dulcis: pode ser encontradaocorre no Leste do Brasil no leste do estado de Minas Gerais, no estado do Espírito Santo e no estado do Rio de Janeiro.
– Neomorphus geoffroyi amazonicus: pode ser encontrada ao sul do rio Amazonas, no leste do Pará, norte de Mato Grosso até o oeste do Maranhão.
Características do jacu-estalo
O jacu-estalo mede entre 50 e 51 centímetros de comprimento e pesa entre 340 e 349 gramas. Além disso, lados da cabeça inclusive bochechas e as regiões auriculares, cortados de faixas pretas, sobre o fundo branco-arruivado.
Com relação ao dorso e penas coberteiras superiores das asas de colorido verde-bronzeado, sem mescla distinta de azul.
Reprodução do jacu-estalo
O casal jacu-estalo faz um ninho de galhos grossos, forrado de folhas verdes, a 2,5 metros de altura, ele põe 1 ou 2 ovos branco-amarelados.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de insetos como a formiga, besouro e gafanhoto, escorpiões, aranhas, miriápodes, vermes, moluscos, camaleões e lagartixas.
Canto do jacu-estalo
O canto se seguem em intervalos de 3 a 4 segundos durante vários minutos, esta ave é inquieto, produz forte estalo ou até matraqueia batendo as mandíbulas, lembrando o bater dos dentes do porco-do-mato.
Habitat
É rara e habita florestas primárias altas, ele vive no chão a maior parte do tempo andando e pulando.
O jacu-estalo descansa regularmente, limpa suas penas e dorme, deitado no galho como uma galinha.
Muitas vezes é seguido por formigas de correição quando faz um estalo alto com o bico que lembra o bater de dentes poderosos de javalis ( queixada), hábito que deu origem a alguns de seus nomes populares, andar no chão lembra um quatipuru (esquilo).
Distribuição geográfica
O jacu-estalo pode ser encontrado na região Amazônica, sul da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e, originalmente, também no norte do Rio de Janeiro.