Jacu-preto (Chamaepetes unicolor) é uma espécie de ave da família Cracidae,Encontrado na Costa Rica e no Panamá .
A IUCN avaliou o jacu-negro como sendo de menor preocupação. Na Costa Rica é bastante comum em áreas protegidas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Acredita-se que o jacu-negro seja principalmente sedentário, mas há algumas evidências de mudanças sazonais de elevação.
Características do jacu-preto
O jacu preto tem 62 a 69 cm de comprimento e pesa cerca de 1.135 g . Os adultos têm toda a plumagem preta com uma pele facial azul brilhante contrastante ao redor de um olho vermelho.
Suas pernas e pés são vermelho-rosados. Os juvenis são semelhantes, mas menos brilhantes e suas partes inferiores são mais marrons e sua pele facial é preta ou marrom escura.
Habitat do jacu-preto
Habita a floresta nublada na ecozona da floresta montanhosa de Talamancan . Prefere terrenos íngremes nas zonas temperada.
Subtropical e tropical, geralmente entre cerca de 1.000 e 2.250 m de altitude, mas em algumas áreas tão baixas quanto 800 m e em outras tão altas quanto 3.000 m .
Reprodução do jacu-preto
Acredita-se que a época de reprodução do jacu preto vá de fevereiro a junho.
O ninho descrito era uma pequena plataforma de galhos e folhas colocada em um grupo de epífitas em uma árvore a 4,5 m acima do solo. O tamanho da ninhada é de dois ou três ovos.
Alimentação do jacu-preto
Sua dieta primária são frutas; estudos na Costa Rica identificaram pelo menos 35 espécies diferentes consumidas. Alimenta-se principalmente de árvores, mas também come frutas caídas no chão.
Canto do jacu-preto
As vocalizações do jacu preto incluem chamadas estridentes na época de reprodução, um “ro-rooo baixo e profundo ou ‘kowr’ tossindo se for perturbado” e uma chamada de alarme “tsik tsik …”.
Ao amanhecer e ao anoitecer, ele dá uma exibição de bater as asas “alto, agudo e crepitante”.