Jacupiranga ( Penelope pileata ) é uma espécie de ave da família Cracidae que pertence ao gênero dos Penélope.
É encontrado apenas em regiões da bacia amazônica oriental do Brasil . A espécie é restrita à margem sul do rio Amazonas ; também a leste, a margem sul do rio Pará ao sul da Ilha de Marajó na foz do rio Amazonas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Seu habitat natural é a floresta subtropical ou tropical úmida de baixa altitude . É ameaçado pordestruição do habitat e, em 2012, a espécie foi recategorizada pela União Internacional para a Conservação da Natureza , tendo o seu estado de conservação sido elevado a vulnerável.
Características do jacupiranga
A jacupiranga é um dos representantes mais coloridos do seu género, apresentando um contraste muito marcado entre a coloração escura das partes superiores e a relativamente clara das partes inferiores.
Nesta ave florestal, a crista é relativamente desenvolvida: as longas e estreitas penas brancas alargam-se na ponta, onde são estriadas e orladas de vermelho. O pescoço e a parte inferior são marrom-avermelhados e quase cor de vinho na parte de trás do pescoço.
As penas do peito têm bordas brancas evidentes distribuídas de forma bastante descontínua. As partes superiores, incluindo também as rectrizescentralmente, são verde-escuros ou preto-esverdeados, com as penas dos ombros com margens branco-acinzentadas claras.
As rectrizes externas são preto-azuladas com um brilho verde nas margens externas. O rosto é cinza-ardósia escuro com penas pretas espalhadas e uma área transversal preta no topo da testa que serve como uma linha divisória entre o branco do capuz e a cor escura do rosto.
As dobras de carne flácida sob o queixo são vermelhas. No homem, a íris é vermelha escura, enquanto na mulher é um pouco mais clara.
Habitat do jacupiranga
Jacupiranga vivem em florestas úmidas tropicais de terras baixas . Eles parecem estar presentes apenas em áreas onde a vegetação é particularmente densa, por isso muitas vezes passam despercebidos e as informações sobre seus hábitos são escassas.
Mais informações sobre a ecologia desta ave ainda não foram coletadas.
Distribuição geográfica
Como os outros membros da família, a jacupiranga é nativa da América do Sul . Mais precisamente, esta espécie é endêmica do Brasil .
Seu alcance cobre uma área bastante pequena ao sul do Rio Amazonas , entre os cursos inferiores do Rio Madeira e os cursos inferiores do Rio Tapajós .
Reprodução do jacupiranga
Em cativeiro, a ninhada às vezes consiste em 4 ovos , mas 3 parece ser a norma. Estes têm uma forma elíptica e as duas pontas rombas são quase idênticas.
Segundo Delacour , pouco antes da eclosão, eles medem aprox.8 cm por 5 e pesa pouco mais100 g , mais do que as da penélope com crista , que no entanto é mais pesada.
Ao nascer, os filhotes pesam entre 64 e 70 gramas. Aos 30 dias pesam 240 gramas, aos 90 dias chegam a 550 gramas. As rugas flácidas sob o queixo aparecem após 60 dias e são de cor rosa pálido.
Desconhecemos a distribuição de tarefas entre os pais no que diz respeito à alimentação e educação dos jovens. A duração da dependência dos pais também é desconhecida.
Alimentação do jacupiranga
No que diz respeito à dieta desta espécie, não temos informações precisas disponíveis. No entanto, as outras Penélopes são quase exclusivamente vegetarianas : consomem bagas , frutos e sementes , mas não desprezam os invertebrados.
Estado de conservação
De acordo com o Handbook of the Birds of the World, a jacupiranga não deve ser considerada ameaçada em geral. Ainda bastante comum na Floresta Nacional do Tapajós , porém é raro nas regiões de Santarém e Pará.
Também é pouco frequente em zoológicos e outros locais de cativeiro. De acordo com a BirdLife International , seu alcance é estimado em 970.000 quilômetros quadrados e os números estão diminuindo devido à destruição do habitat .
A população total é estimada em menos de 10.000 indivíduos ou 6.700 espécimes maduros e a espécie é classificada como ” vulnerável ” .