O Jacurutu (Bubo virginianus) é uma coruja pertencente à família Estrigida, conhecido como corujão-orelhudo, inhacurutu, mocho-orelhudo, coruja-orelhuda, corujão, jucurutu e joão-curutu.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, o jacurutu vive em matas tropicais da América do Sul, ele geralmente, é encontrado em áreas mais abertas.
E evita floresta úmida densa como, por exemplo, a Floresta Amazônica. Ao contrário de outras subespécies, os olhos do jacurutu são âmbar, em vez de amarelos.
Características do jacurutu
O Jacurutu possui o comprimento de 45-60 cm ele é o maior e mais pesada coruja do Brasil.
O adulto tem plumagem geral que varia do marrom ao cinza escuro, com uma barra clara no abdome; garganta branca quando inflada (quando o pássaro está vocalizando).
Além disso, ele se distingue por suas orelhas, que são tufos de penas localizados no topo da cabeça e usados apenas como enfeite e sinal social para os demais membros servir a espécie.
Os tarsos são fortes e totalmente emplumados, bico cinza escuro e íris amarelas brilhantes.
O jovem jacurutu sai do ninho coberto por uma penugem marrom-clara por todo o corpo, não possui tufos de penas, possui íris amarela brilhante e bico cinza escuro.
Reprodução do jacurutu
A época de reprodução do jacurutu é no inverno, eles usam ninhos abandonados construídos por outras aves.
Além disso, essas ave podem nidificar em penhascos, tocas, fendas naturais em árvores e raramente no chão.
O casal costuma usar o mesmo ninho durante várias estações reprodutivas.
A postura varia de 1 a 7 ovos brancos e somente a fêmea Jacurutu realiza a incubação.
O período de incubação varia entre 26 e 35 dias, com 7 semanas de idade, o filhote de torna-se independente e passa a viver de forma independente.
Alimentação
O Jacurutu é uma ave carnívora que se alimenta de tartaruguinhas recém-eclodidas, mamíferos menores até o tamanho de lebres, ratões e gambás
Ela também pode se alimentar de patos, gansos, garças e aves de rapina de médio porte (incluindo outras espécies de coruja), répteis, sapos, aranhas e grandes insetos.
Habitat
O Jacurutu gosta de áreas semi-abertas com árvores, ravinas, cerrado, as áreas com escarpas rochosas com árvores e arbustos, mesmo em áreas antrópicas ou grandes parques.
Hábitos
Torna-se ativa depois de escurecer, mas em algumas regiões a coruja fica alerta no final da tarde ou no início da manhã.
Durante o dia ela descansa em seu esconderijo entre folhagens densas de árvores ou arbustos, em nichos de falésias, entre rochas ou em rachaduras em grandes troncos de árvores.
Permaneça com as orelhas eretas e os olhos semicerrados.
Ao anoitecer, muitas vezes vocaliza alguns chamados de seu poleiro antes de voar para um poleiro em áreas mais abertas, geralmente uma rocha ou galho exposto, de onde chamar.
Mesmo durante o dia, quando sente a presença de um intruso, emite uma voz de alerta mais curta e mais baixa que o normal.
Fotos da coruja jacurutu
Canto da coruja jacurutu
Distribuição geográfica
A coruja Jacurutu pode ser encontra em matas tropicais da América do Sul como na Amazônia, Norte, Centro, Sudeste do Brasil.
Além disso, ela está presente também na Terra do Fogo até a América do Norte.
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Coró Coró.