Jacuzinho (Morococcyx erythropygus) é uma especie de ave da familia dos Cuculidae que pertence ao gênero Morococcyx.
A IUCN avaliou o cuco menor como sendo de menor preocupação. Tem uma distribuição muito grande e uma população estimada entre 50.000 e 500.000 indivíduos maduros, embora se acredite que esta última esteja diminuindo. Nenhuma ameaça imediata foi identificada.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do jacuzinho
O jacuzinho tem 25 a 28 cm de comprimento. Os machos pesam cerca de 58 a 66 g e as fêmeas cerca de 56 a 76 g. As fêmeas são um pouco mais pálidas que os machos, mas não diferem por outro lado.
Eles têm um bico ligeiramente curvado com uma maxila marrom-escura e uma mandíbula laranja . Seu rosto é intrincadamente modelado, com um anel amarelo brilhante ao redor do olho com pele azul nua atrás dele e finas linhas pretas ao redor da área, uma pequena faixa esbranquiçada indistinta acima do olho e bochechas ocracas canela.
Os adultos da subespécie nomeada têm uma coroa marrom acinzentada, nuca e costas marrom-oliva, parte inferior das costas e garupa enegrecidas e fuliginosas e abrigos da cauda superior marrom- oliva.
Sua cauda é principalmente marrom-oliva com um brilho bronze arroxeado e pontas amareladas a esbranquiçadas na parte superior e marrom acinzentado claro na parte inferior com faixas pretas opacas perto do final das penas externas.
Suas partes inferiores, do queixo à cloaca, são ocráceas canela. Os imaturos são semelhantes aos adultos, mas mais opacos e não apresentam pontas claras e faixas pretas na cauda.
Habitat do jacuzinho
A espécie habita paisagens semiáridas a áridas, incluindo o interior e bordas de florestas, florestas espinhosas , florestas secundárias e savanas. Aqueles no sudoeste do México são encontrados quase exclusivamente em florestas espinhosas.
Distribuição geográfica
O jacuzinho menor é encontrada do sul do México ao sul, passando pela Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua, até a Costa Rica. É encontrado na encosta do Pacífico do oeste do México entre Sinaloa e o istmo de Tehuantepec.
Reprodução do jacuzinho
As épocas de reprodução do jacuzinho variam geograficamente, mas não são totalmente conhecidas. Na Costa Rica reproduz-se entre fevereiro e maio e sua temporada no México aparentemente inclui maio e junho.
Faz um ninho raso com gravetos ou folhas no chão. Ambos os adultos incubam a ninhada de dois ovos. O período de incubação e o tempo até a emplumação não são conhecidos.
Alimentação do jacuzinho
O jacuzinho se alimenta de insetos capturados enquanto caminha no solo ou colhidos na vegetação com saltos curtos. Faltam detalhes de sua dieta.
Canto do jacuzinho
O canto do jacuzinho foi descrito como “uma série de 10 ou mais notas altas e vibrantes … geralmente introduzidas por 2-3 assobios claros e ascendentes” e como “assobios altos, ricos e enrolados, sugerindo o apito de um árbitro. .. prree,…prree,….prree, prree-prree-prreeprree … prree, prree, prree,….prree,………prree “. Ele também fez “um assobio claro, teeeee ” e “um ghaaaoow áspero e rosnado “.