Papagaios

Jandaia-coquinho: características, reprodução, alimentação e habitat

Por Rita de Cássia, em 16/02/2023
jandaia-coquinho

Jandaia-coquinho ( Eupsittula aurea) é uma espécie de periquito da família psittacidae, também conhecido como periquito-reide.

Além disso, no Brasil a ave também é conhecida também como periquito-estrela, jandaia-estrela, aratinga-estrela, jandaia, ararinha e maracanã-de-testa-amarela (no Amapá).

jandaia-coquinho
jandaia-coquinho

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A jandaia-coquinho é frequentemente vista em bandos e também desloca-se com bastante velocidade, fazendo uma série de rápidas batidas com as asas, intercaladas com outras de asas fechadas.

No entanto, esta ave está na Lista Vermelha da Bahia ou Lista de espécies ameaçadas de extinção, a espécie já desapareceu em extensões grandes na Argentina.

Ela é amplamente comercializada, frequente em cativeiro e devido sua plumagem colorida e chamativa é frequentemente vitima de tráfico.

Características da jandaia-coquinho

características da jandaia-coquinho
características da jandaia-coquinho

jandaia-coquinho mede aproximadamente 27 cm e pesa aproximadamente 84 gramas, sua plumagem é predominantemente verde, sua testa possui uma faixa laranja/pêssego também ao redor dos olhos, porém esta coloração alaranjada é cinza nas aves mais jovens e a nuca é azul, a cor da barriga é verde-amarelada, o bico é preto e as patas são cinza.

Reprodução da  jandaia-coquinho 

A época de reprodução ocorre de setembro a dezembro, ele utiliza troncos ocos de palmeiras ou outras árvores para nidificar, mas é comum reproduzir-se em buracos de rochas erodidas ou mesmo em barrancos ou cupinzeiros.

Esses cupinzeiros são geralmente de forma circular e são encontrados em árvores de cerrado que variam em altura de 1,5 a 5,0 metros.

Cave um túnel vertical na parte inferior do cupinzeiro e abra uma câmara de assentamento em seu terço superior.

A parte não escavada ainda é ocupada por cupins que vedam as galerias expostas, a postura é de três ovos, os filhotes são alimentados com frutas quebradas e sementes vomitadas pelos pais.

Alimentação

alimentacao da jandaia-coquinho
alimentacao da jandaia-coquinho

Preferindo alimentar-se das sementes do fruto ao invés da polpa, o  jandaia-coquinho  utiliza as patas para segurar o alimento fazendo uma pequena incisão no fruto com o bico.

Além disso, esta espécie também se alimenta de sementes de manga, jabuticaba, goiaba, laranja, mulungus, tapiá, tanheiro, laranja, banana, caju e palmito.

Habitat

jandaia-coquinho habita  em florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude, savanas áridas, campos de gramíneas de baixa altitude subtropicais ou tropicais sazonalmente úmidos ou inundados e florestas secundárias altamente degradadas.

Fotos da jandaia-coquinho

jandaia-coquinho
jandaia-coquinho
jandaia-coquinho
jandaia-coquinho
jandaia-coquinho
jandaia-coquinho
jandaia-coquinho
jandaia-coquinho
jandaia-coquinho
jandaia-coquinho

Distribuição geografica

A  jandaia-coquinho pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Peru e Suriname e no Brasil essa ave é uma das representantes mais numerosas de sua família, por isso apresenta uma ampla distribuição ao longo do território brasileiro.

Sair da versão mobile