O Jaó (Crypturellus undulatus) é uma ave da família Tinamidae, também conhecido como macucauá, sururina (Amazonas e Pará) e juó.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Pertence a uma das famílias mais antigas do continente sul-americano, os Tinamidae, com formas corporais semelhantes às galinhas, embora não sejam intimamente relacionadas às galinhas.
Seu registro fóssil no continente remonta a 10 milhões de anos.
Características do Jaó
O Jaó é uma ave que mede cerca de 31 cm de comprimento, sua plumagem cinza amarronzada do dorso é finamente estriada.
O Jaó se move quase silenciosamente pelo chão da floresta, apesar de ser relativamente volumoso.
Seu nome comum deriva do chamado longo, assobiado e um tanto melancólico emitido durante todo o ano, mais comumente durante o período reprodutivo.
Parece que diz Im Jaoh, com mais ênfase no final. Ouviu de manhã cedo e à tarde até o anoitecer. Às vezes desce em noites de lua cheia.
Reprodução do Jaó
Os ovos recém-postos são muito coloridos, rosa claro ou cinza claro e brilhantes como porcelana.
A coloração do ovo é rosa claro ou cinza escuro. Durante a época de reprodução, aproxima-se lentamente de uma pessoa que, imóvel e dissimulada, imita o seu olhar.
Alimentação
O Jaó se alimenta de pequenos frutos caídos no chão, moluscos e insetos, encontrados sob as folhas da mata.
Além disso, o contrário dos galináceos, não usam os pés para remexer as folhas e solo para encontrar suas presas, executando isso exclusivamente com o bico.
Habitat
O Jaó habita na mata de várzea e galeria, capoeira, matas secas e ralas e cerrado.
Esta espécie vive em campos e florestas de toda a América do Sul, embora possam voar, não possuem a quilha óssea do osso do peito que possibilita o vôo contínuo.
Distribuição geográfica
Esta espécie é encontrado na Região norte, oeste da região Nordeste, Centro-oeste, Minas Gerais, São Paulo e Paraná e ocorre também na Venezuela, Guiana, Colômbia e Peru.