Jaó-do-sul (Crypturellus noctivagus) é uma ave que habita a Mata Atlântica costeira do Sudeste ao Sul do Brasil, conhecido popularmente por jaó-do-litoral, jaó-da-mata, juó ou juô.
O Jaó-do-sul pertence a família Tinamidae, e a sua classificação pode ter origem no fato dessa espécie vocalizar muito à noite, no período de reprodução.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do Jaó-do-sul
O Jaó-do-sul é uma ave que mede entre 32 a 37 centímetros, ele possui linhas horizontais vermelho acobreado no dorso inferior.
Com relação a plumagem é de tom marom ferrugem do ventre e garganta, e a tonalidade corporal cinza-azulado são colorações típicas do jaó do litoral,as quais tendem a tonalidades de marrom variáveis, e coloração geral mais clara e manchada na subespécie nordestina.
Reprodução do jaó-do-sul
O período do acasalamento do Jaó-do-sul ocorre de setembro a janeiro, quando então podem ser ouvidas as vocalizações dos machos.
Em relação ao ninho é simples, apenas um ajuntamento de folhas secas sobre um leve rebaixo do solo, e geralmente construído aos pés ou entre as raízes tabulares de árvores.
Além disso, a fêmea possui a postura é de 2 a 3 ovos de coloração verde ou azul-clara, incubados por 18 dias em média.
Alimentação
O Jaó-do-sul se alimenta principalmente de sementes, pequenos frutos de palmeiras, e também os das plantas como por exemplo tapiá, oiticica, curubixá, cupá; bem como insetos, vermes, aranhas, moluscos e ainda vegetais de folhas tenras, como certas gramíneas e também boa quantidade de grãos de areia.
Ameaças
O Jaó-do-sul esta sendo ameaçado de extinção e as principais causas são desmatamentos, caça e a ocupação imobiliária de suas áreas de ocorrência natural têm contribuído para ameaçá-lo.
Habitat
Esta ave habita na floresta atlântica primária, próximos de leitos secos de lagoas, recobertos por vegetação rasteira entremeada por gramíneas.
Canto do Jaó-do-sul
O canto do Jaó-do-sul é uma série de notas baixas e melancólicas e emite um som de woo wuh wuh wuh.
Além disso, a sua vocalização ocorre com frequência antes do começo da primavera e até antes de finalizar o verão.
O canto do Jaó-do-sul padrão consiste numa sequência de 4 notas, sendo a primeira alongada e descendente, e as seguintes curtas e lineares.
A vocalização emite também um único pio curto e agudo, como advertência ou desafio à outros machos da espécie. Principalmente quando os machos estão cuidando dos filhotes.
Além disso, o seu piado é ressoante e pode ser ouvido à distância, e no período da reprodução piam inclusive noite adentro.
Distribuição geográfica
O Jaó-do-sul pode ser encontrado nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.