Japacanim ( Donacobius atricapilla ) é uma ave passeriforme única espécie do gênero Donacobius e da família Donacobiidae .
O gênero Donacobius é um gênero de passeriformes de colocação problemática, que no passado foi atribuído alternativamente às famílias Turdidae , Mimidae e Troglodytidae .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do japacanim
É um passeriforme de tamanho médio que possui cabeça e bico pretos brilhantes , com uma mancha amarelo-alaranjada em ambos os lados do pescoço e íris amarelas brilhantes.
O dorso e as asas são castanhos escuros. Na base dos remiges primários existe uma grande mancha branca que fica escondida na posição de repouso e se torna visível em voo.
A plumagem do ventre é esbranquiçada a amarelo mostarda, com estrias escuras nos flancos. A cauda é preta com uma ampla borda branca. Macho e fêmea são aparentemente indistinguíveis.
Habitat do japacanim
Japacanim são comuns em uma ampla gama de zonas úmidas amazônicas , incluindo lagos marginais , zonas ribeirinhas e outras áreas com vegetação densa aquática ou semi-aquática alta.
Um terço da distribuição das espécies está fora da Bacia Amazônica , do Panamá, norte da Colômbia e oeste da Venezuela, o sistema do rio Orinoco da Venezuela, até a costa sudeste e interior do Brasil e países vizinhos ao sul, Paraguai e extremo norte da Argentina.
Reprodução do japacanim
Os pares desta espécie acasalam para toda a vida e podem ser vistos frequentemente a todas as horas do dia sobre os densos matagais da vegetação ribeirinha em lagos e rios.
Eles são frequentemente definidos em duetos antifônicos . Os filhotes adultos permanecem com os pais e ajudam a criar os irmãos de sucessivos períodos de nidificação em um sistema de reprodução cooperativa .
Alimentação do japacanim
O japacanim alimenta-se principalmente de insetos , aranhas e outros pequenos invertebrados.
Canto do japacanim
O casal frequentemente se apresentam em duetos de canto que têm como objetivo delimitar o território do casal.
O macho emite uma série de sons altos e assobiados descritos como whoi-it whoi-it whoi-it, enquanto a fêmea responde com sons mais baixos e trinados.