Japuaçu: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Japuaçu ( Psarocolius bifasciatus ) é uma espécie de ave passeriforme da família Icteridae endêmica da Amazônia do norte do Brasil .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É o maior membro da família dos icterídeos e rivaliza com o guarda-chuva amazônico como o maior passeriforme da América do Sul . Às vezes é colocado no gênero Gymnostinops em vez de Psarocolius .
Características do Japuaçu
Os sexos deste icterídeo são muito diferentes em tamanho: o macho tem 52 cm de comprimento e pesa 550 g ; a fêmea menor tem 41 cm de comprimento e pesa 260 g.
Confusamente, o nome olive oropendola é geralmente usado para esta espécie combinada, apesar do fato de que a subespécie nomeada não possui plumagem verde – oliva , pois sua cabeça e peito são pretos .
Além disso a dorso, as asas e a barriga desta grande oropendola são marrons, as rectrizes externas são amarelas (ou seja, a cauda aparece toda amarela por baixo), a pele nua do rosto é rosa, os olhos são castanhos e o bico é preto com uma ponta laranja.
O superficialmente semelhante ao oropendola verde tem dorso verde-oliva e coberturas de asas , carece de extensa pele facial nua, tem um bico pálido com uma ponta laranja e olhos azuis.
Habitat do Japuaçu
Vive na copa da floresta úmida de terra firme , nas bordas da mata e clareiras arborizadas adjacentes, 3 abaixo dos 200 m de altitude .
É encontrado com mas frequentemente em baixas densidades ao longo das florestas úmidas de planície da Bacia Amazônica , com a notável exceção da maior parte do Escudo das Guianas .
Alimentação do Japuaçu
A dieta onívora parece ser bastante católica. Eles podem comer pequenos vertebrados (especialmente anfíbios e répteis ), grandes insetos , néctar e frutas
Reprodução do Japuaçu
As colônias de reprodução são pequenas, geralmente com menos de cinco aves. O ninho é uma bola de fibras e trepadeiras penduradas, com 60–180 cm de comprimento, no alto de uma árvore. Relativamente pouco se sabe sobre os hábitos reprodutivos dessas aves.
Canto do Japuaçu
O canto da oliveira oropendola é um stek-ek-ek-ek-eh-eh-eh-o’o líquido, gorgolejante e “expansivo” ‘GLOOP! , dado como um macho em exibição, cai para a frente em um poleiro e farfalha suas asas nas costas.
Chamadas nasais raap e whrup são dadas durante o vôo ou quando forrageando