João de barro: características, reprodução, alimentação, canto e habitat
O joão de barro (Furnarius rufus) é uma ave Passeriforme da família Furnariidae, conhecido como forneiro, uiracuiar e uiracuité.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Este pássaro é morador de matagal e pastagens de segundo crescimento, do oeste do Brasil ao centro da Bolívia e do sul da Argentina.
Observados mais por seus ninhos distintos do que por sua aparência, o joão de barro é um pássaro de cor marrom com caudas bastante curtas e notas bastante longas.
O que é joão de barro
O joão de barro (nome científico: Furnarius rufus) é uma ave canora da família Furnariidae.
Seu nome é devido à maneira como constrói seus ninhos com lama, raízes e palha, que tem a forma de um forno, eles constroem seus ninhos em árvores, postes, pedras, edifícios, etc.
Características do joão de barro
O joão de barro é uma ave endêmica da América do Sul. Esta ave é a ave nacional da Argentina.
Esta espécie constrói um ninho na forma de um forno com argila e materiais de vegetação, dando-lhe os seus nomes diferentes.
O macho adulto tem uma cor castanha avermelhada, com algumas bordas pálidas nas costas e na anca.
Na asa superior, os cobertos e secundários são marrom avermelhados, enquanto nas primárias eles são um pouco mais opacos, algo parecido com marrom.
É muito visível ver a curva pálida da asa, a cauda é relativamente curta, as penas da cauda são mais escuras.
Na parte inferior, a garganta é esbranquiçada, ficando mais pálida no peito e mais pálida no abdômen, Os flancos são escuros.
As coberturas da cauda são brancas como a neve, na cabeça, a testa é castanha avermelhada, que é misturada com uma coroa e nuca acastanhada mais silenciada.
O bico é delgado, quase reto, tem um maxilar superior acinzentado ou marrom escuro, enquanto o maxilar inferior é um pouco mais pálido com a ponta escura.
Os olhos são castanhos avermelhados a uma canela, as pernas e os pés são cinzentos, castanhos ou por vezes até pretos.
Ambos os sexos são muito semelhantes, os jovens têm partes inferiores mais pálidas.
Reprodução do joão de barro
O João de Barro comum se reproduz na primavera e no verão, é uma ave monogâmica e os pares costumam ficar juntos indefinidamente, mesmo por toda a vida.
Às vezes a fêmea assume duas posições por ano, normalmente o caupi e o tordo-de-bico-curto tentam parasitar o ninho de João de Barros, embora na maioria das vezes expulsem os ovos destas aves.
Entre três e quatro ovos (normalmente quatro) são depositados nas primeiras horas da manhã com um intervalo de dois a três dias.
O tamanho médio dos ovos é de 28 x 22 milímetros e pesa entre 4,6 e 7,1 gramas, os ovos são brancos opacos e de forma oval.
A incubação dura entre 16 e 17 dias, girando durante o dia ambos os pais incubam os ovos enquanto a fêmea fica no ninho à noite.
Acoplamento não ocorre simultaneamente e dura entre 5 e 8 horas e até três dias.
Os filhotes nascem altriciales e permanecem no ninho por cerca de 25 dias.
Os filhotes abrem os olhos após 4-5 dias, após 16-17 dias eles ficam com a maior parte de sua plumagem e na última semana que ficam no ninho, os filhotes já podem realizar as vocalizações de um pássaro adulto.
Alimentação
O joão de barro come principalmente insetos da floresta e outros invertebrados: como uma variedade de besouros e larvas, formigas, lagartas, moscas e outros insetos.
Além disso, a maioria destes é caçada em folhas, alguns em folhas e outros na casca ou no ar.
Habitat
O habitat desta ave deve conter lama para a construção do ninho, ele vive normalmente nas terras baixas, perto de corpos de água, embora sua área de residência também inclua um habitat na Bolívia a 3.500 metros de altura.
Esta ave é um pássaro sedentário, de voo curto e bastante territorial, o território de um casal de joão de barro varia entre 0,25 e 1 hectare e é defendido por ambos os indivíduos ao longo do ano.
Canto do joão de barro
Estado de conservação
O pássaro joão de barro é comum, mesmo abundante na maior parte do seu habitat adequado, esta espécie não está ameaçada neste momento.