João-graveto ( Phacellodomus rufifrons ) é uma espécie de passeriforme da família Furnariidae pertencente ao gênero Phacellodomus.
Também conhecido como joão de pau, alguns autores sustentam que o presente está dividido em mais de uma espécie. Vive na América do Sul .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Vive aos pares ou em pequenos grupos, geralmente arbóreo, por vezes rente ao solo. É avistado com mais frequência perto de seu ninho característico.
Características do joão-graveto
Mede entre 16 e 17 cm de comprimento e pesa entre 18 e 31 g. É marrom uniforme na parte superior com uma testa ruiva e uma faixa frontal marrom mais clara . Esbranquiçado abaixo com flancos marrom claro.
Aves do Nordeste do Brasil apresentam alguns ruivos na espádua, nas penas de vôo e na base da cauda. Os espécimes do norte do continente não têm ruivo na testa.
Habitat do joão-graveto
Esta espécie é considerada localmente comum em uma variedade de ambientes de pastagens esparsamente arborizadas, semi-abertas e altas , muitas vezes em áreas cultivadas e fazendas, principalmente abaixo de 1300 m de altitude .
Distribuição geográfica
O grupo de subespécies inornatus/castilloi está distribuído desde o nordeste da Colômbia até o leste, oeste e centro-norte da Venezuela, e o grupo rufifrons está distribuído de forma disjunta no sul do Equador e norte do Peru; do leste da Bolívia e sudoeste do Brasil ao sul através do leste e norte do Paraguai até o noroeste da Argentina; e no nordeste e leste do Brasil.
Reprodução do joão-graveto
Constrói enormes ninhos com galhos (razão do nome comum). Os galhos são relativamente grandes para o tamanho da ave. O casal atua junto na construção, que será utilizada ao longo do ano pelos dois e pela ninhada (mesmo depois de voar) como abrigo.
Terminado o primeiro ninho, a dupla segue colocando material e construindo outros, em sequência. Com isso, o galho sobre o qual ela se apoia começa a se curvar e ficar coberto de material, destacando-se na paisagem. Em casos extremos o ninho chega a 2 m longo.
A câmara de incubação é forrada com uma espessa camada de penas, musgo, etc., de forma esférica. O ninho geralmente se localiza em árvores isoladas, nas pontas de galhos flexíveis, que acabam se dobrando com o excesso de peso.
Às vezes a construção tem a participação de todo o grupo, não só do casal. Põe três ovos.
Alimentação do joão-graveto
Alimenta-se de besouros (incluindo gorgulhos e besouros ),ortópteros , insetos , formigas e aracnídeos.
Canto do joão-graveto
Vocaliza muito e a qualquer hora do dia, às vezes dentro do ninho; a música típica é uma série forte e abrupta de notas « cheh » ou « chit » que começam devagar, depois aceleram e desaparecem.
Freqüentemente, o par canta em sequência ou a fêmea contribui com uma tagarelice. Soa o alarme com pio agudos – sobre a presença de estranhos.
Nesse momento, os integrantes do grupo (varia de um casal a dez indivíduos) começam a repetir o chamado, enchendo a vegetação de gritos, e pouco aparecendo.