O joão-teneném-ardosia (Synallaxis brachyura) é uma ave que pertence a família Furnariidae, conhecido também como bentereré, guampiriri, joão-tiriri e sete-panelinha.
Além disso se reproduz no Novo Mundo tropical, do norte de Honduras ao oeste do Equador e centro-leste do Brasil.
É um membro da família de aves sul-americana Furnariidae, um grupo no qual muitas espécies constroem elaborados ninhos de argila, daí o nome inglês para a família Stovepiper.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do joão-teneném-ardosia
O joão-teneném-ardosia é uma ave que mede cerca de 15 cm de comprimento e pesa 18,5 g, é um pássaro esguio com uma cauda longa e pontiaguda.
Em relação da plumagem é principalmente marrom-acinzentada escura, tornando-se cinza-escura na cabeça, e as manchas da coroa e dos ombros são ricamente ruivas.
Ambos os sexos são semelhantes, mas os pássaros jovens são mais opacos e marrons com um queixo amarelado.
Reprodução do joão-teneném-ardosia
O ninho é um amontoado denso e comprido de gravetos, com acesso lateral, construído no interior de moitas, a espécie põe até três ovos de cor clara suja.
Alimentação
O joão-teneném-ardosia é um insetívoro difícil de ver, pois procura besouros, lagartas e outras presas nas profundezas de matagais emaranhados.
Habitat
Esta espécie habita em campos e áreas arbustivas, bordas de florestas, campos de altitude e áreas próximas a habitações.
E costuma pular ou esgueirar-se em meio à vegetação mais densa, empoleirando-se em locais abertos apenas para cantar.
Canto do joão-teneném-ardosia
O canto do joão-teneném-ardosia é facilmente reconhecido o seu chamado é forte e emite um som de chu-chu-chu-chrrrrrr e bentereré…. bentereré… lembrando joão-teneném, emitida várias vezes.
O canto do joão-teneném-ardosia distinto é frequentemente ouvida emergindo de moitas impenetráveis: uma tagarelice baixa e gaguejante.