João-xique-xique ( Synallaxis hellmayri ) é uma especie de ave da família dos Furnariidae que pertence ao gênero Sinalaxia.
O joão-xique-xique já havia sido classificado como “quase ameaçado” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) porque se pensava que ocorresse em uma área limitada e sua população estivesse em declínio devido à degradação de seus habitats de caatinga seca .
No entanto, verificou-se que sua área de distribuição é bastante grande e ainda não está severamente fragmentada ou restrita a poucos locais.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do joão-xique-xique
O joão-xique-xique tem cerca de 18-19 cm de comprimento e pesa 25-26 g. A íris é amarelo-alaranjada.
Plumagem geralmente uniforme marrom-acinzentada, com uma grande mancha preta na garganta; rosto um pouco preto, mas esfumaçado e discreto.
Peito e pernas são escuros; os ombros das asas destacam-se marrom-ferrugem; a cauda tem uma longa barba e com duas pontas é preta em comparação com o resto do corpo.
Habitat do joão-xique-xique
Habita uma variedade de ambientes de caatinga seca , incluindo áreas de pastagem 1 até 500 m de altitude . Acreditava-se que se restringia à vegetação com abundância da bromélia terrestre Bromelia laciniosa , mas isso aparentemente não é verdade.
Distribuição geográfica
Distribui-se no árido nordeste brasileiro desde o nordeste do Piauí , oeste de Pernambuco , norte da Bahia até o extremo norte de Minas Gerais. Registros também nos estados do Ceará , Rio Grande do Norte e Paraíba .
Reprodução do joão-xique-xique
O ninho do joão-xique-xique é um conglomerado singular de gravetos e espinhos de cactos que tem a forma de um túnel na entrada, com uma câmara arredondada na extremidade onde são depositados os ovos. Mede em média 700 mm , incluindo o tubo de entrada.
Os ninhos são, em sua maioria, construídos no solo, ou em alturas que variam de 0,5 a 1 m acima do solo, em Cactus chique-chique ( Pilocereus gounellei) (origem de seu nome popular no Brasil).
O ninho é forrado com lã do próprio chique-chique, onde são depositados os ovos. O período reprodutivo começa em fevereiro e os ovos, de dois a três, eclodem em meados de março. Durante a corte o macho oferece comida para a fêmea e então ocorre o acasalamento.
Os ovos são lisos e de cor esverdeada brilhante. Tanto o macho quanto a fêmea se revezam na incubação dos ovos e no aquecimento dos filhotes durante os primeiros dias de vida.
Alimentação do joão-xique-xique
Costuma buscar alimento no solo onde predominam bromélias e cactos , tornando-se um ambiente de difícil acesso. Forrageia com as patas e com o bico mexe sob as folhas secas. Observou-se que capturam apenas artrópodes e aranhas .
Canto do joão-xique-xique
Seu chamado mais frequente, comum ao amanhecer ou logo após, é um ” ka-cheu, ka-cheu, ka-cheu… “, às vezes continuando por longos períodos. Sua canção parece ser um trinado alto e abrupto que se torna um balbuciar e gradualmente desaparece.