Lavadeira-de-cara-branca (Fluvicola albiventer ) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae, ela é encontrada desde a Amazônia e leste do Brasil até o leste da Bolívia, Paraguai e norte da Argentina.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da lavadeira-de-cara-branca
A lavadeira-de-cara-branca mede cerca de 14 centímetros e apresenta coloração preta nas partes superiores, com a parte posterior da coroa, nuca, manto, asas e cauda pretas.
Na testa, face, peito, ventre e crisso são brancos, e as asas possuem duas barras alares brancas estreitas, a iris, bico e pernas escuras.
Reprodução da lavadeira-de-cara-branca
A lavadeira-de-cara-branca costuma fazer seus ninhos em galhos secos sobre lagoas, a fêmea põe em média dois ovos brancos e pequenos.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de pequenos artrópodes e pequenas lagartas, que apanha às margens de lagos e charcos, e também pode apanhar insetos em pleno voo.
Habitat
A lavadeira-de-cara-branca é encontrada em águas paradas tomadas por tapetes de vegetação flutuante, como aguapés e vitórias régias em tanques e lagos e nas áreas abertas adjacentes.
Além disso, a ave também, ocorre em banhados, manguezais, pantanais, brejos, campos e pastos alagados.
Canto da lavadeira-de-cara-branca
Canto do lavadeira-de-cara-branca é um forte e curto e emite um som de tic….tic….tic….tic….tic….tic….
Fotos da lavadeira-de-cara-branca
Distribuição geográfica
O lavadeira-de-cara-branca é encontrado na Amazônia brasileira e no nordeste do Brasil mas ocorre em todo o País, e no leste da Bolivia, no Paraguai e no norte da Argentina.