A laverca (Alauda arvensis) é uma espécie de ave da família dos Alaudídeos, ela esta presente em Portugal, assumindo-se como o tipo de cotovia mais comum na Europa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da laverca
A laverca possui a plumagem de cor castanha listrada de preto e castanho escuro na parte superior, com um barrete um pouco mais escuro e garganta amarelada, com estrias finas castanhas escuras.
Além disso, a crista do barrete levanta em certos momentos e os olhos castanhos escuros são realçados por uma sobrancelha branca amarelada, e o bico é curto, grosso e de cor acastanhada.
A parte inferior do corpo é creme e o peito castanho claro com estrias castanhas escuras, a cauda é alongada e quase negra, com as retrizes externas brancas e as patas são castanhas claras, e o dedo posterior é maior que os outros.
A laverca tem um comprimento 17 a 19 cm, uma envergadura de 35 cm e um peso de 30 a 50 g, não existe um dimorfismo sexual apreciável, exceto ser o macho ligeiramente maior que a fêmea.
Reprodução da laverca
O ninho desta ave está escondido no chão, sob a relva e construído com ervas e vegetais e coberto de penas, crina, pelos, etc.
A fêmea põe de dois a cinco ovos cinza-amarelados com pequenas manchas e os incuba por 11 dias.
Ambos os pais participam do cuidado dos filhotes, que deixam o ninho 10 dias após a eclosão e se tornam totalmente independentes após três a quatro semanas, colocando dois, às vezes três, ovos por ano. Os filhotes geralmente são vítimas de aves de rapina, cobras e outros predadores.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de insetos e larvas, minhocas, grãos e sementes.
Habitat
A laverca habita em planícies, turfeiras, charnecas, campos e pântanos, abandonando as zonas frias para invernar no sul da Europa ou norte de África e Médio Oriente.
Canto da laverca
O canto da laverca emite um trrlit…. trrlit… trrlit… que pode durar minutos e voa em espiral ascendente até descer em voo picado.
A ave se desloco correndo no solo ou em voos ondulantes, a baixa altura, por vezes peneirando, mas também tem um voo direto.
O canto da laverca também tem uma forma harmoniosa, em tom alto, por longos períodos de tempo. ele vocaliza frequentemente em voo.
Fotos da da laverca
Distribuição geografica
Esta ave é encontrada em toda a Europa ocidental, assim como na faixa costeira do norte de África, na Turquia e em redor de todo o mar Negro.