Lenheiro (Asthenes baeri) é uma ave da família dos furnariidae que pertence ao gênero dos Astenes também conhecido como Chaco canastero
Distribui-se desde o centro-sul da Bolívia , passando pelo Paraguai , extremo sudoeste do Brasil , oeste do Uruguai , até o centro da Argentina.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esse e um pássaro da espécie A. baeri que foi descrita pela primeira vez pelo ornitólogo alemão Hans von Berlepsch em 1906 sob o nome científico Siptornis baeri
Características do Lenheiro
Mede entre 14 e 15 cm de comprimento e pesa entre 10 e 18 g . É um canastero liso, com cauda bastante curta e bico robusto.
O dorso é marrom acinzentado claro com uma sobrancelha acinzentada bastante larga ; asas ligeiramente mais vermelhas; cauda principalmente enegrecida com penas externas ruivas.
Tem uma mancha laranja ruiva bastante grande no queixo; abaixo é principalmente acinzentado pálido.
Reprodução do lenheiro
O lenheiro constrói um ninho globular, feito de gravetos e gravetos, sobre galhos ou cactos
Alimentação do lenheiro
O lenheiro Alimenta-se principalmente de insetos
Habitat do lenheiro
Distribui-se desde o centro-sul da Bolívia , passando pelo Paraguai , extremo sudoeste do Brasil , oeste do Uruguai , até o centro da Argentina.
Esta espécie é considerada bastante comum em seus habitats naturais : as matas e florestas do Chaco e as montanhas , abaixo de 800 m de altitude.
Fotos do lenheiro
Canto do lenheiro
O canto do lenheiro é uma série de trinados secos e mecânicos, geralmente diminuindo em timbre e desacelerando.