Limpa-folha-do-buriti: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Limpa-folha-do-buriti ( Berlepschia rikeri ) é uma ave passeriforme da família Furnariidae , é a única espécie do gênero monotípico Berlepschia .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É nativa da América do Sul , na bacia amazônica ,Escudo Guianense e o Cerrado Brasileiro.
Características do limpa-folha-do-buriti
O limpa-folha-do-buriti é um dos furnarídeos de padrão estriado mais notáveis, muito mais parecido com um arapaçu ( Dendrocolaptinae ) em aparência geral e comportamento.
A palmeira atinge 22 cm de comprimento e pesa aproximadamente 37 g . Apresenta a cabeça, a nuca, o pescoço e as partes inferiores estriadas em preto e branco; o dorso, as asas e a cauda são castanho-avermelhados ruivos, com rémiges pretos.
Habitat do limpa-folha-do-buriti
Seu habitat natural são os morichales , nas áreas alagadas da floresta úmida. Permanece a maior parte do tempo entre os folíolos das palmeiras da espécie Mauritia flexuosa ou de algumas outras palmeiras, como o babaçu ( Attalea speciosa ),
Onde passa facilmente despercebida, em terras baixas, geralmente abaixo de 200 m acima do nível do mar. altitude, mas às vezes até 800 m.
Distribuição geográfica
Distribui-se localmente no sul da Venezuela ( Amazônia , norte de Bolívar , sul de Monagas ), Guiana , Suriname , Guiana Francesa , Amazônia e leste do Brasil (leste ao sul do Piauí e oeste da Bahia , sul ao sul do Mato Grosso e sul de Goiás ), sudeste da Colômbia , leste do Equador, leste do Peru e norte da Bolívia (sul a noroeste de La Paz , oeste de Beni ).
Reprodução do limpa-folha-do-buriti
O limpa-folha-do-buriti formam casais permanentes. Machos e fêmeas constroem juntos o ninho, incubam os ovos, cuidam e alimentam os filhotes. Eles constroem seu ninho na base de folhas de palmeira, usando gravetos, palhas de folhas de palmeira e outros materiais vegetais.
A fêmea põe de dois a cinco ovos que são incubados por 14 a 22 dias. Os filhotes deixam o ninho entre 13 e 29 dias após a eclosão, mas geralmente permanecem no território dos pais por vários meses.
Alimentação do limpa-folha-do-buriti
A dieta do limpa-folha-do-buriti consiste em insetos que procura entre as folhas das palmeiras, de forma acrobática.
Canto do limpa-folha-do-buriti
A canção, dada com pouca frequência, principalmente ao amanhecer, é uma série inconfundível, ouvida de longe, de notas rápidas, semelhantes a carrilhões, por exemplo, “dedede- kii!-kii!-kii!-kii!-kii!-kii! – kii!-kii! ».
Às vezes vocaliza empoleirado ao ar livre, na ponta de uma folhagem de palmeira emergente, permanecendo imóvel por longos períodos.