Limpa-folha-riscado: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Limpa-folha-riscado ( Automolus subulatus ) é uma espécie de ave da família Furnariidae pertencente ao gênero Automolus.
Anteriormente incluída no gênero Hyloctistes . É nativa da bacia amazônica ocidental na América do Sul .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como viáveis (LC).
Características do limpa-folha-riscado
O limpa-folha-riscado mede entre 17 e 18 cm de comprimento e pesa entre 24 e 32 g.
Marrom-oliva na parte superior, mais escuro na coroa, com listras difusas marrom-amareladas na coroa, pescoço e manto; asas mais ruivas, a cauda é ruiva canela.
A garganta é marrom amarelada pálida; Castanho opaco abaixo com peito ligeiramente amarelado.
Habitat do limpa-folha-riscado
Esta espécie é considerada rara e furtiva em seu habitat natural , o sub-bosque das florestas úmidas tropicais e subtropicais , principalmente abaixo dos 1300 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se do sudeste da Colômbia para o leste através do sul e sudeste da Venezuela até o sudoeste da Guiana e para o sul através do leste do Equador, leste do Peru, a metade ocidental da Amazônia brasileira , até o norte da Bolívia .
Reprodução do limpa-folha-riscado
Sobre a reprodução do limpa-folha-riscado Sabe-se que nidifica em túneis e ravinas sujas.
Alimentação do limpa-folha-riscado
Alimenta-se sozinho ou aos pares, muitas vezes acompanhando bandos mistos. Alimenta-se de artrópodes que procura, brincando e vasculhando a vegetação emaranhada, epífitas , touceiras de folhas mortas, folhas de palmeira e bromélias .
Canto do limpa-folha-riscado
Emite um som duplo distinto, um chiming « tiu, tiu », quando excitado, seguido por um chocalho mais suave e grave « tr-rrrr ».