Lira-soberba (Menura novaehollandiae) é uma espécie de ave da família dos Menuridae que pertence ao gênero dos Menura.
É um dos maiores pássaros canoros do mundo e é conhecido por sua cauda elaborada e exibições de cortejo, além de seu excelente mimetismo. A espécie é endêmica da Austrália e é encontrada em florestas no sudeste do país.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do lira-soberba
O lira-soberba é um grande passeriforme terrestre do tamanho de um faisão , variando em comprimento de 860 mm para a fêmea a 1 m para o macho. As mulheres pesam cerca de 0,9 kg e os homens pesam cerca de 1,1 kg.
A cor da plumagem é principalmente marrom escura na parte superior do corpo, com partes inferiores marrom-acinzentadas e penas de vôo tingidas de vermelho, suas penas são mais brilhantes na cauda do que as dos pássaros-lira de Albert.
As asas são curtas e redondas, e só são capazes de vôo fraco, sendo usadas principalmente para equilíbrio ou para planar das árvores ao solo. As pernas são poderosas, capazes de correr rapidamente, e os pés são fortes o suficiente para mover galhos de até 10 cm de diâmetro.
Habitat do lira-soberba
É encontrada desde o sul de Victoria até o extremo sudeste de Queensland , desde o nível do mar até acima da neve, na floresta tropical subtropical e temperada e em florestas abertas secas do sul de Queensland.
O lira-soberba foi introduzido nas florestas temperadas da Tasmânia em 1934.
Reprodução do lira-soberba
A exibição de cortejo do macho consiste em cantos e no desdobramento da cauda sobre o corpo. Um macho acasala com várias fêmeas.
Cada fêmea constrói um ninho no chão, em um toco, samambaia ou árvore com partes de plantas. Ele usa penas para preenchimento.
A fêmea põe um único ovo, cinza a marrom-púrpura, com manchas escuras. Sem qualquer apoio do macho, a fêmea incuba o ovo e cria o filhote.
Alimentação do lira-soberba
O lira-soberba costuma procurar comida no chão, que desenterra com as patas. Come insetos, vermes, caracóis e outros animais do solo.
Canto do lira-soberba
O canto contém um componente típico da espécie que dura cerca de 6 segundos, pode ser ouvido a até 1 km de distância quando há pouco vento e apresenta dialetos locais.
Além disso, há uma torrente de cantos imitados de espécies próximas em seu ambiente, com imitações sutis como as da dupla perfeitamente sincronizada do cowbird oriental, do kookaburra ou de múltiplos batimentos de asas e cantos. de bandos de psitacídeos em vôo.