Lóris-negro: origem, características, reprodução, alimentação e habitat
O lóris-negro ( Chalcopsitta atra ) é um papagaio pertencente a familia Psitaculidae, também conhecido como lory rajah ou lory red-quilled.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma espécie de tamanho médio com bico preto, pés cinza escuro e cauda longa e arredondada, possui cauda amarela e vermelha.
Os sexos do lóris-negro são semelhantes, ele é avaliado como de menor preocupação na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Origem
O lóris-negro é nativa da Papua Ocidental, na Indonésia.
Características do lóris-negro
O lóris-negro possui a plumagem em geral é toda preta, ao sol pode ser visto um tom arroxeado nas penas, a parte interna do rabo é amarelado com base das penas avermelhadas, o círculo ao redor dos olhos e a pele em volta do bico é preta, a íris é marrom, os pés cinza escuro e o bico preto.
Reprodução do lóris-negro
Período de reprodução do lóris-negro é de setembro a março, mas não é tão fácil como outras espécies de Loris, pois não é tão produtivo.
Apenas um par deve ser mantido por viveiro, alguns casais completamente inexperientes podem matar seu primeiro filhote logo após o nascimento ou podem não saber como alimentá-lo.
Dê a eles uma segunda chance, eles precisam de uma oportunidade para aprender, a fêmea fica no ninho durante o dia e ambos à noite.
São extremamente agressivos com outras espécies, principalmente quando têm filhotes no ninho, é importante variar bastante a dieta para que os filhotes tenham um bom crescimento.
Alimentação
Esta espécie de lóris se alimenta de pólen, néctar, frutas, flores e insetos.
Hábitos
Fora da época de reprodução são nômades e vivem em grandes manadas, ocasionalmente vistos com mainás, alimentam-se principalmente de copas de árvores e coqueiros, seu voo é lento, mas com batidas de asas planas e rápidas. Embora seu grito seja muito agudo, não é tão alto quanto o de outros loris.
Hábitat
O lóris-negro habita em floresta, bosques abertos, savanas com árvores e coqueiros, gramados abertos com árvores de eucalipto espalhadas e ocasionalmente se alimenta em plantações no litoral.
Fotos do lóris-negro
Distribuição geografica
Esta espécie é distribuída na parte mais ocidental da Papua Ocidental, a parte indonésia da Nova Guiné. Eles são encontrados principalmente a oeste de Meyeri, bem como no mar nas ilhas de Misool (províncias de Maluku), Batanta (província de Papua), nas penínsulas de Onin e Bomberai e Salawati (Papua Ocidental).