O maçarico-acanelado (Tryngites subruficollis) é uma ave que pertence a família Scolopacidae. é uma espécie parecido com o combatente, sendo contudo um pouco mais pequeno e sem branco nas asas ou no uropígio.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O maçarico-acanelado é considerado como vulnerável à extinção pela lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, do Ministério do Meio Ambiente.
Ele é distribuído pela América do Norte, sendo raro (embora de ocorrência anual) na Europa, e no Brasil, é uma espécie visitante.
Características do maçarico-acanelado
O maçarico-acanelado é uma espécie de ave que mede entre 18 e 20 centímetros de comprimento e o macho da espécie pesa entre 53 e 117 gramas e a fêmea entre 46 e 81 gramas.
A sua envergadura mede entre 43 e 47 centímetros, e o seu bico preto e curto, com pernas amarelas, os adulto com coroa e partes superiores escamadas de marrom-escuro e pardo, e face e partes inferiores pardas, crisso mais claro; um anel ocular claro destaca o olho escuro na face “lisa”.
Além disso, o Jovem com escamado marrom e branco por cima, mais acentuado que no adulto, e em voo, as penas de voo escuras fazem algum contraste com as coberteiras marrons, branco contrastante por baixo da asa.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de minhocas, insetos aquáticos e larvas e sementes.
Habitat
O maçarico-acanelado é migrante boreal raro, em áreas de capim baixo, aparece também em areais ao longo de rios, sobretudo durante a migração para o sul.
A ave ocorre longe da água, ocasionalmente em pequenos bandos; caminha em silêncio, movendo a cabeça, com aspecto simpático.
Fotos do maçarico-acanelado
Distribuição geográfica
O maçarico-acanelado é encontrado pela América do Norte, sendo raro (embora de ocorrência anual) na Europa, no Brasil, é uma espécie visitante.