O maçarico-bastardo (Tringa glareola) é uma ave da família Scolopacidae também conhecido como maçarico-de-bico-curto (no Brasil).
Além disso, esta espécie de maçarico é uma ave limícola pertencente à ordem dos Charadriiformes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O maçarico-bastardo é uma das espécies mais pequenas do género Tringa, ele se assemelha ao maçarico-bique-bique, distinguindo-se desta espécie pelo dorso malhado e pela contra-asa clara e não escura.
Características do maçarico-bastardo
O maçarico-bastardo é tamanho médio para grande, com pernas amarelo-vivas, barriga branca, plumagem cinza com pintas brancas na parte de cima e no peito, classificado como idêntico ao maçarico-de-perna-amarela.
Além disso, as proporções são fundamentais para separar as duas espécies, maçarico-grande-de-perna-amarela possui o bico maior do que a cabeça e levemente inclinado para cima, corpo maior no geral, pescoço mais longo, cabeça quadrada e um peito maior.
O maçarico-bastardo caminha ativamente, com longos passos, abaixando para capturar os invertebrados nos lamaçais e em águas rasas.
Reprodução do maçarico-bastardo
O maçarico-bastardo nidifica na Escandinávia, na Finlândia e na Sibéria, é uma espécie migradora que inverna em África, em Portugal ocorre sobretudo durante os períodos de passagem migratória.
Alimentação
O maçarico-bastardo se alimenta pela manhã e ao final da tarde, essa espécie captura moluscos Pomacea em águas rasas sob o tapete de vegetação aquática.
Habitat
O maçarico é uma das aves mais abundantes e difundidas do planeta. É encontrado em uma variedade de habitats, geralmente perto de corpos d’água.
O maçarico-bastardo migra para lugares mais quentes em bandos de 20 a 1000 indivíduos para escapar do inverno. Ocasionalmente é mantido como animal de estimação, mas pode transmitir o vírus do Nilo Ocidental, que é prejudicial aos seres humanos.