O maçarico-branco (Calidris alba) é uma ave charadriiforme que pertence a família Scolopacidae, conhecido também como pilrito-das-praias
Esta espécie de ave podendo habitualmente ser visto em pequenos bandos a correr para trás e para a frente, junto à rebentação.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do maçarico-branco
O maçarico-branco mede entre 18 e 20 centímetros de comprimento, e o seu peso varia de 40 a 100 gramas, no inverno é muito pálido, quase branco para além de uma mancha escura no ombro.
Além disso, a ave juvenil apresenta uma plumagem preta e branca e mostra muito mais contraste do que o adulto, é a única espécie do gênero Calidris que não possui o dedo traseiro (hálux).
A plumagem não-reprodutiva é essencialmente cinzento e branco, adquirindo tons vermelho-ferrugem na cabeça e no peito durante a estação reprodutiva, os juvenis são fortemente malhados no dorso de preto e branco.
Reprodução do maçarico-branco
O maçarico-branco é uma ave territorial, com o macho agindo de forma agressiva ao defender seu território, e pode viver em pares monogâmicos ou em poliandria.
Na primavera, as aves chegam no Ártico, colocando 3-4 ovos em uma raspagem do solo, e na sua nidificação, estas aves se alimentam de insetos e algumas plantas.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de pequenos caranguejos e outros pequenos invertebrados aquáticos e terrestres, como pequenos crustáceos e moluscos.
Hábitos
Habita no litoral de areia das praias, mas também ocorre nas correntes de areia, lama e nas margens de lagos e rios, mais raramente ocorre em costas rochosas.
Fotos do maçarico-branco
Distribuição Geográfica
O maçarico-branco é uma ave que migra grandes distâncias, viajando entre 4.800 a 16.000 km de um terreno fértil para os seus sítios de invernada, a espécie é encontrada América do Sul.