Maçarico-das-rochas: características, ameaças, alimentação e reprodução
O maçarico-das-rochas (Actitis hypoleucos) é uma ave pertencente à ordem Charadriiformes e à família Scolopacidae, esta é uma espécie que ocorre em Portugal, nomeadamente no Parque Natural da Serra da Estrela.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A maioria dos maçaricos-das-rochas europeia se muda para climas mais quentes no inverno.
Encontrado em muitos tipos de zonas húmidas, nidificando em substratos rochosos ao longo de rios e margens de lagos.
Andarilhos são encontrados em substratos lamacentos ou rochosos que variam de canais de cimento a canais de planícies de maré.
É visto principalmente sozinho ou em pequenos números, não em bandos ou em associação com outras espécies de aves limícolas.
Ele anda e bombeia sua cauda de maneira característica como uma alvéola, a plumagem é relativamente simples, com uma mancha branca proeminente em forma de espora no ombro.
Características do maçarico-das-rochas
O maçarico-das-rochas é uma pequena limícola castanha e branca, a cabeça, o peito, o dorso e as asas são castanhas.
Além disso, o ventre é branco, sem riscas, sendo a linha divisória bastante bem
marcada, as patas são cinzentas ou esverdeadas.
A característica identificativa que mais facilmente permite separar esta espécie de
outras limícolas é a pequena língua branca que a plumagem forma de ambos os
lados do pescoço.
Ameaças desta espécie
A população do maçarico-das-rochas pode ser estável ou ligeiramente em declínio, não existe informação fiável para Portugal.
Entre nós, é provável que esta espécie esteja sofrendo com a crescente mudança nas margens dos rios.
A presença de pescadores esportivos e transeuntes nas áreas de nidificação também pode perturbar involuntariamente as aves e fazer com que suas tentativas de reprodução falhem, esta ameaça parece afetar também outras populações europeias.
Alimentação
O maçarico-das-rochas se alimenta de insetos adultos e larvas, aranhas, moluscos, caracóis, crustáceos, anelídeos e ocasionalmente rãs, sapos, girinos e pequenos peixes, bem como de matéria vegetal (incluindo sementes).
Reprodução do maçarico-das-rochas
Durante a época de reprodução, o maçarico em Portugal frequenta principalmente ribeiras interiores com margens relativamente abertas, sem passagens ribeirinhas densas. Também nidifica em algumas barragens.
Fora da época de reprodução, pode ser encontrado numa grande variedade de habitats, desde ribeiras, barragens, estuários até à costa marítima.
Nas praias, esta espécie está claramente associada a setores rochosos, muitas vezes com uma estreita faixa de maré, onde estas aves tendem a aparecer isoladas.
Distribuição geografica
O maçarico-das-rochas pode ser encontrado na Europa (sobretudo no sul), concentrando-se maioritariamente em África e no sul da Ásia.
Também em Portugal Continental nota-se um fluxo migratório considerável no verão e no início do outono.